Franquias de Alimentação e Food Service

Vale a pena investir em franquia de alimentação e food service?

O segmento de alimentação e food service certamente é uma boa opção de investimento para empreendedores no setor de franquias. As redes de alimentação e food service apresentaram, entre 2020 e 2021, faturamento R$ 32,7 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), um crescimento de 5,2%. O número de unidades abertas também cresceu 7,2%.

O estudo revela que as redes do segmento de alimentação e food service estão cada dia mais dedicadas a fazer uma boa gestão de custos e das unidades de forma geral. Com isso, as marcas vêm apresentando ganhos de eficiência e produtividade.

Como tendências e estratégias do segmento está o foco em oferecer opções de alimentação saudável no cardápio, além da crescente utilização de aplicativos de celular para a oferta de serviço delivery. Os “apps” foram adotados por 55,4% das redes de alimentação e food service, o que, sem dúvida, tem impulsionado o faturamento do segmento e aproximado mais as marcas dos consumidores.

As melhores franquias de alimentação e food service 

O segmento de alimentação e food service representa 34% das franqueadoras e 30% da quantidade de unidades franqueadas no país. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), nos últimos anos, houve um aumento de unidades franqueadas do segmento no país, acumulando 31.064 pontos de venda.

O modelo de negócio mais convencional entre as redes de franquias do segmento é o serviço rápido tradicional, seguido pelo sistema delivery - comumente mais utilizado pelos ramos de culinária asiática (40%) e massas e pizzas (20%).

As franquias de alimentação e food service geralmente reconhecidas como as melhores do segmento são aquelas que possuem um grande número de unidades e podem ser facilmente encontradas em praças de alimentação de shoppings e outros locais com grande circulação de consumidores.

O Portal Sua Franquia acompanha as novidades das melhores franquias do segmento e tem notado que as redes de franquias têm se adaptado para atrair os mais variados perfis de empreendedores.

Franquias de alimentação e food service com baixo custo

As franqueadoras do segmento de alimentação e food service têm diversificado seus modelos de negócios para atrair empreendedores que buscam opções de negócios com baixo investimento. A pluralidade de formatos tem permitido também às marcas expandirem em locais com pouca oferta de pontos comerciais.

Os modelos de negócios tradicionais do segmento são lojas de rua e lojas de praças de alimentação. Já os modelos que tem ganhado destaque no segmento são quiosques, containers e foodtrucks.

Os modelos de baixo investimento das redes de franquias oferecerem também vantagens perante outros modelos de negócios como, por exemplo, menor custo operacional e implantação em menor prazo (pois costumam ser pré-fabricados).

Para facilitar, o Portal Sua Franquia disponibiliza busca por faixa de investimento, segmento e ramos, assim empreendedores podem encontrar com facilidade os melhores negócios com baixo custo.

Perfil do franqueado de franquia de alimentação e food service

Para expandir, as redes de franquias do segmento de alimentação e food service geralmente dão preferência a franqueados que tenham disponibilidade para se dedicarem em tempo integral à operação e gestão do negócio.

A exigência deve-se ao fato que a grande maioria das unidades franqueadas do segmento abrem aos finais de semana, visto que costumam estar implantadas em praças de alimentação e locais com grande circulação de pessoas. Ou seja, o horário de funcionamento das unidades tende a também ser mais extenso do que outros ramos de negócios.

Ter afinidade pelo universo da gastronomia pode ser um fator positivo para os candidatos à franqueados. Porém, algumas redes consideram que esse fator é um mito, pois oferecem treinamentos para que os donos de franquias e suas equipes de funcionários possam operar as unidades com todo o conhecimento necessário.

Por outro lado, um diferencial apreciado pelas franqueadoras é que os franqueados tenham experiência em gestão de negócios e desenvolvimento de pessoas.

 

Saiba mais sobre as franquias de sucesso em: Franquias de alimentação para 2022

 

Ver Mais

Encontre a melhor franquia para você