Segundo o dicionário Michaelis online, franquia é o sistema pelo qual determinada empresa concede os direitos a uma pessoa, física ou jurídica, de representá-la mediante pagamento de royalties e autorização, sob certas condições; franchise, franchising.
O termo franquia é utilizado para representar a relação entre o franqueado e franqueador, os direitos e obrigações desta relação e a unidade operada pelo franqueado.
O franqueador fornece ao franqueado o direito de comercialização de seus produtos e serviços, além de seu conhecimento, ou seja, seu know-how e gerenciamento. Este modelo de negócio é regido pela lei no 8955/94 logo, a circular de franquia é obrigatória e deve ser apresentada pelo franqueador, indicando as condições jurídicas.
Já o franqueado investe, trabalha e assume integralmente os custos de montagem e operação de sua loja franqueada e também remunera a franqueadora pela transferência de know-how, treinamentos, uso da marca e assistência contínua.
A compra de uma franquia, normalmente, exige um investimento inicial alto, pois contempla valores de instalação, equipamentos e funcionários. Porém, atualmente, existem modelos diversos para que o investidor possa escolher o que mais se adequa ao seu perfil.
São franquias com um valor mais baixo de investimento, que atingem no máximo R$ 90.000,00. No mais, são regidas pela mesma lei que regulamenta as franquias e se diferenciam apenas pelo tamanho e complexidade da operação.
São franquias geralmente relacionadas à tecnologia ou vendas e tem como princípio terem local de trabalho flexível, o investidor pode trabalhar "Home based" ou seja diretamente em sua residência.
São franquias que por sua expertise e excelência receberam de seus franqueadores a oportunidade de buscar novos investidores e abrir novas unidades sob o seu comando, reportando-se de forma única para o franqueador.