Início / Notícias / Vestuários e Acessórios / Liga Retrô aposta em sistema de franquias para crescer 200% em 2010

Liga Retrô aposta em sistema de franquias para crescer 200% em 2010

A grife é especializada na criação de réplicas de uniformes de times

Liga Retrô aposta em sistema de franquias para crescer 200% em 2010
Sua Franquia Publicado em 29 de Setembro de 2010 às, 18h10. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Uniformes de futebol com o encanto das gloriosas seleções do passado são o charme das camisas da Liga Retrô. A grife é especializada na criação de réplicas dos uniformes de times que fizeram a história do esporte e ainda seduzem gerações de torcedores. Após comprovar que o caminho inverso – do e-commerce para a loja física – também pode levar ao sucesso, a marca lança seu sistema de franquias. O projeto de expansão da Liga Retrô tem como objetivo abrir lojas em diversas cidades do país e aumentar o faturamento em 200% este ano, em comparação com o resultado de 2009.

O desenvolvimento do sistema contou com investimento de R$ 300 mil e a primeira loja franqueada acaba de inaugurar em Brasília. Outras três unidades já estão definidas, sendo uma no Rio, uma no Nordeste e a terceira ainda sem ponto determinado. “Com o sistema de franquias a Liga Retrô visa alcançar um crescimento acelerado e sustentável. Até o final de 2010 queremos ter 10 pontos de venda e em 2011, abrir mais 15 lojas”, explica Marcelo Roisman, sócio da marca.

Para o franqueado, uma das principais vantagens é a exclusividade do produto: a Liga Retrô tem uma equipe especializada na pesquisa e análise de material antigo, como fotografias, vídeos e desenhos, para a elaboração da réplica mais fiel possível do uniforme. O investimento inicial para abertura de uma loja é de R$ 200 mil, incluindo estoque, taxa de franquia e capital de giro, o prazo de retorno é de 24 meses e a área mínima exigida é de 30 m². A Liga Retrô é associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising) e tem interesse em todas as regiões do Brasil.

Breve histórico da marca
A ideia de criar a empresa surgiu quando Leonardo Klarnet percebeu que os uniformes atuais, bem desenhados, cheios de tecnologia e também de anúncios, deixavam a desejar no quesito charme e originalidade. “No futebol, os grandes ídolos do passado são eternamente venerados, mas o varejo esportivo não percebia esse fato como uma oportunidade e dentre tantos produtos licenciados, nenhum remetia ao passado”, conta ele. Criada em 2006, a empresa nasceu na internet, através de venda online, e conquistou as ruas cariocas em agosto de 2007, quando abriu a primeira loja própria, em Ipanema. De lá para cá, a grife cresceu e hoje, além do site, conta com quatro lojas próprias – três no Rio e uma em Porto
Alegre – e a primeira franquia, recém-inaugurada em Brasília.

“No início, apenas com o e-commerce, muitas pessoas tinham dúvidas sobre o tamanho, material, caimento e qualidade do produto. Mas montamos um site que, apesar de possuir layout totalmente diferenciado, era auto-explicativo e de fácil navegabilidade. O sucesso foi imediato: em menos de 30 dias, já havia um grande índice de 2ª e 3ª recompra”, conta Marcelo. Assim, a Liga Retrô logo ganhou linhas feminina e infantil, camisas de seleções de Vôlei, agasalhos e até réplicas de capacetes de Fórmula 1 e bolas futebol antigas, de couro. Atualmente, são mais de 130 modelos de camisas de times e seleções esportivas do passado.


PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?