Para atingir os novos investidores que possuem capital inicial baixo e espírito empreendedor, a Código Girls, rede de lojas de roupas femininas teen, criou o modelo de Franquia Light. O conceito traz a ideia de que se pode ter um negócio próprio com taxas de franquia diferenciadas e menores que as de mercado, com uma equipe enxuta e muito engajamento.
“Muitas pessoas tem um dinheiro guardado, economias poupadas, e não sabem que podem começar o negócio próprio amparadas por uma marca já consolidada no mercado”, afirma Leyre Pinto, gerente de novos negócios da Código Girls. “Estamos há 15 anos no mercado e com um modelo com taxas reduzidas para o que chamamos de microfranquias ou franquia light”.
O modelo sugerido pela Código Girls é pioneiro no mercado e conta com número reduzido de funcionários, ponto de venda em bairros movimentados e estoque enxuto - feito após estudo de giro de venda. Para que os custos possam ser menores, a loja é gerenciada pelo proprietário e tem como suporte uma ou duas vendedoras/balconistas. Para a Código Girls, o sucesso da loja franqueada depende muito do proprietário que tem a obrigação de captar e cativar os consumidores locais. “A proprietária é quem deve gerenciar a loja o tempo todo para garantir uma retirada média de R$ 6 mil, por mês”.
Diferente de um investimento em um shopping, por exemplo, o aluguel do ponto de venda é menor e as despesas também. Sobre o ponto de venda, Leyre explica: “Esta loja geralmente será em uma rua com o movimento médio, que não requer pagamento de luva (ponto comercial), e projeta uma venda media de R$ 25 mil”.
Segredo do sucesso
“O segredo do sucesso da franquia light, bem como de outros negócios próprios é que o proprietário se envolva nos processos, pelo menos no início. Com a franquia light a participação do proprietário atuando como gerente é o ideal para alavancar as vendas e manter o negócio estável e com rendimentos e lucro”, salienta o gerente de novos negócios. A previsão da marca é de que o valor investido retorne em 18 meses.
Case de sucesso
A franqueada de Taubaté, Silvana, gerencia a Código Girls há 5 anos e iniciou com a franquia light, trabalhando ela e uma funcionaria durante todo o dia, após dois anos de sucesso ela inaugurou a segunda loja em 2007, no Shopping Taubaté, o melhor da região, e hoje está pesquisando o local para montar a sua terceira loja.
Sobre a Franquia Light – este modelo é consiste em um formato de negócio que necessita de poucos funcionários e um investimento pequeno e permite ao franqueado ter mais contato e experiência com a marca antes de se aventurar em um investimento maior. Outra vantagem é a possibilidade de montar uma loja em pequenos centros comerciais de cidades grandes ou mesmo em cidades com menos de 100 mil moradores.
Sobre a Código Girls – A marca foi fundada em 1995 e conta com portfólio com mix de produtos diferenciados, entre confecção, calçados e acessórios, direcionados ao público teen feminino. Em 2010, a Código Girls tem o objetivo de alavancar novos negócios e acredita no modelo de franquias como o ideal para novos e experientes empreendedores. Hoje são mais de 20 unidades e o plano de expansão da marca tem como meta ter o total de 25 lojas em funcionamento, em todo o país, até dezembro deste ano.