A grife paulista de roupas Armazém comemora 10 anos em 2010 e pretende ampliar os negócios por meio de franquias. Para formatar o projeto, os sócios da Armazém – os irmãos Piero, Sandro e Bruna Matarazzo - contrataram uma empresa de consultoria e esperam inaugurar 10 lojas franqueadas no primeiro semestre do ano que vem. “Já temos alguns contratos fechados, principalmente com que já revendia nossas roupas em multimarcas, e estamos procurando interessados em todo o Brasil”, afirma Sandro.
A Armazém nasceu no ano 2000, fruto da união dos irmãos Matarazzo. “Não queríamos trabalhar como funcionários porque teríamos um limite de crescimento”, conta Sandro. “Por isso decidimos desde o começo que teríamos a nossa própria empresa.” O trio investiu R$ 100 mil – entre recursos próprios e dos pais – para montar a primeira loja em Itapetininga, no interior de São Paulo. “Abrimos a empresa na nossa cidade porque era mais viável financeiramente”, afirma o empreendedor. Três anos depois eles montaram uma loja na capital paulista. “Para expandir do jeito que imaginávamos tínhamos que estar em São Paulo”, diz Sandro. Hoje, a Armazém tem seis lojas – cinco na capital e uma no interior de São Paulo – e seus produtos estão à venda em 900 pontos em todos os estados do país.
Com vendas no atacado e no varejo, a Armazém tenta manter um conceito de peças quase exclusivas. Toda semana, a empresa põe à venda entre 15 e 20 modelos, que permanecem à disposição da clientela por 15 dias no máximo. “Quando aquela coleção acaba, não fazemos mais. A gente não repõe as mesmas peças na loja”, explica Sandro.
Os varejistas, donos das multimarcas, escolhem as peças que querem vender em suas lojas e as levam no mesmo dia. “Temos tudo para pronta-entrega, para atender a necessidade de imediatismo dos clientes.” Com as franquias o modelo de trabalho será o mesmo. “Os franqueados vão escolher o que querem vender e já vão levar as roupas no mesmo dia”, explica o empresário.
Com essa estratégia, a Armazém cresce a passos largos. “Alcançamos nossa meta de crescimento para 2009 em outubro”, afirma Sandro. O faturamento da empresa, que tem 65 funcionários, deve crescer 40% neste ano.
Quanto custa ter uma franquia da Armazém:
Metragem ideal De 40 a 120 m2
Investimento Inicial (taxa de franquia, instalações, equipamentos, mobiliário, estoque inicial, marketing, treinamento de funcionários, capital de giro): A partir de R$ 171.500.