O mercado de surfwear sempre teve seu público cativo, fazendo com que ele seja uma boa opção de negócio, pois atende não somente os surfistas em si, mas àqueles que se identificam com o estilo. Em verdade, esta parcela que se identifica com a filosofia surf representa 95% do mercado, as pessoas adquirem peças de surfwear mesmo não tendo nenhuma ligação com o esporte.
A prova deste curioso dado é a rede de franquias Overboard. Num processo natural ela deveria priorizar suas unidades em locais próximos à praia, em cidades litorâneas. Porém, sua primeira unidade franqueada foi aberta na cidade de Campinas, uma das mais importantes do interior de São Paulo.
A Overboard atua neste mercado há 19 anos, como loja multimarcas e comercializando todo tipo de itens deste setor. A rede, além da loja franqueada, possui nove lojas próprias, nenhuma em cidades do litoral e segue seu projeto de expansão buscando novos investidores que queiram atuar neste ramo, sem restrições ao local.
“O público da Overboard e demais lojas de surfwear estão em todo o território nacional. É uma oportunidade de negócio que, apesar de aparentemente se restringir às praias, pode deslanchar em qualquer localidade, visto os dados de consumidores interessados neste estilo”, afirma Liana Bittencourt, diretora de Marketing da Bittencourt Consultoria, responsável pela expansão da Overboard.