Estudo realizado pela Comscore, com dados de fevereiro de 2022 até fevereiro de 2023, identificou que as plataformas de streaming tiveram ampla adesão do consumidor brasileiro. Os canais mais acessos são: Netflix e Spotify, sendo o Spotify o canal de áudio em que o usuário brasileiro passa mais tempo, com mais de 13h mensais. Quando se fala em vídeo, a Netflix lidera, tendo 50 milhões de visitantes únicos por mês.
O estudo traçou ainda o perfil de quem usa essas plataformas. Dos usuários ativos, 45% deles afirmam que as plataformas de streaming de vídeo o fizeram mudar a forma de assistir televisão, sendo que 30% informaram que assistem à TV atualmente. Entre as três principais plataformas de streaming de vídeo no país, os visitantes únicos estão majoritariamente divididos entre as classes A, B e C.
Streaming e as redes sociais
A pesquisa identificou ainda que a Netflix é a plataforma de maior interação nas redes sociais, tendo no período analisado feito 85 milhões de interações e mais de mil conteúdos postados com 82 mil ações por post em 2023.
O recorte, quando levada a plataforma de áudio, identificou que o site Sua Música — que atua na veiculação de músicas populares na região Nordeste, lidera em número de interações entre os streamings de áudio.
Entre os meses de janeiro até abril de 2023, o termo podcast teve mais de 14 milhões de menções nas redes sociais, sendo elas: o Facebook, o Instagram e o Twitter. O post com maior engajamento ocorreu no perfil da influenciadora digital Virginia Fonseca ao participar do podcast da Forbes Brasil.
Fonte
Divulgação