Ao investir em uma franquia é muito comum o futuro franqueado se deparar com o seguinte questionamento: loja de rua, em shopping ou quiosque? Antes da tomada de decisão, a franqueadora faz um estudo de viabilidade da operação e indica o local com melhor potencial para o negócio.
Na opinião de Fábio Guerra, especialista em expansão e CEO da Guerra Expansão de Negócios e Franquias, abrir uma franquia em shopping é o melhor caminho uma vez que esses locais têm alto fluxo de pessoas, oferecem serviços e comodidades e contam com a divulgação ampliada já que os shopping centers investem alto em marketing.
Franquias enxutas. Conheça as principais
Para colaborar nessa tomada de decisão, o especialista listou 5 bons motivos para abrir uma franquia em shopping. Confira!
Alto fluxo de clientes
Por ser um local destinado ao consumo, passeio e lazer, os shoppings têm alto fluxo de pessoas, logo, estar nesse local facilita o acesso à marca, aos produtos ou serviços ofertados pela franquia. “Com uma franquia em um shopping, você terá acesso a um público diversificado e já interessado em fazer compras, o que pode impulsionar suas vendas e aumentar a exposição da sua marca”, comenta Guerra.
Localização estratégica
As empresas que atuam na construção e administração de shopping centers escolhem o local do empreendimento a dedo. Logo, são espaços que estão em locais de grande visibilidade e acessibilidade. Um exemplo, são os shoppings construídos anexos a estação de Metrô, por exemplo. “Além disso, os shoppings são frequentemente localizados próximos a áreas residenciais, escritórios e centros de entretenimento, o que significa que você pode aproveitar a conveniência oferecida por essas localizações estratégicas para atrair mais clientes”, ressalta o especialista em expansão.
Infraestrutura e suporte aos lojistas
Não precisar se preocupar em oferecer estacionamento ou parceria com esses estabelecimentos é uma preocupação a menos ao franqueado. Toda a parte de serviços e comodidade já são ofertadas pelos shoppings, sendo isso um dos atrativos para o consumidor. “Além disso, muitos shoppings têm equipes dedicadas para auxiliar os lojistas, oferecendo suporte em áreas como marketing, publicidade e merchandising”, destaca.
Sinergia com outras lojas do local
As lojas vizinhas não são concorrentes e sim potenciais parceiros de negócios. O especialista em franquias explica que podem ser criadas promoções e parcerias estratégicas para ampliar as vendas e fidelizar clientes. “Por exemplo, você pode estabelecer acordos de cross-promotion com lojas complementares, realizar eventos conjuntos ou criar pacotes promocionais, o que pode impulsionar as vendas de ambos os negócios envolvidos”, explica o CEO da Guerra Expansão de Negócios e Franquias.
Exposição e reconhecimento da marca
Estar em um bom shopping, com lojas de renome, espaço de entretenimento e lazer já é meio caminho andado para que uma marca seja reconhecida e isso os shoppings sabem fazer bem, logo abrir uma franquia em shopping é uma maior garantia de sucesso. “Além disso, a presença em um shopping renomado pode transmitir credibilidade e confiança aos clientes em potencial”, finaliza Guerra.
Encontre a franquia ideal de moda
Fonte
Divulgação