Início / Notícias / Serviços Educacionais / Receita recorrente: o atrativo dos investimentos no setor educacional

Receita recorrente: o atrativo dos investimentos no setor educacional

Em seu artigo mensal, o Guru do Franchising Rogério Silva, COO do Cebrac , fala sobre rentabilizar uma operação. Confira!

Receita recorrente: o atrativo dos investimentos no setor educacional
Flávia Denone Publicado em 12 de Setembro de 2024 às, 08h00. Atualizado em 12 de Setembro de 2024 às, 11h00.

Compartilhe:   

Muitas pessoas buscam o empreendedorismo para ter mais controle sobre suas próprias vidas e decisões. Elas querem ser seus próprios chefes e ter liberdade para moldar seu futuro. Optar por empreender pode ser arriscado, mas investir em uma franquia oferece um nível adicional de segurança. Isso se deve ao fato de que ao abrir uma unidade de uma marca já consolidada, você estará adotando um modelo de negócio que já se mostrou bem-sucedido. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias superou as expectativas em 2023, com um crescimento de 13,8% e alcançando R$ 240,661 bilhões.

E quando se fala em abrir uma franquia, optar pela frente de educação pode ser um ótimo investimento por se tratar de um negócio com um propósito significativo: de transformar vidas. Além disso, essas franquias oferecem uma receita recorrente, o que é um fator adicional interessante.

Receita recorrente é o valor que uma empresa recebe de forma contínua de seus clientes, seja por meio de assinaturas ou contratos prolongados com pagamentos parcelados. Esse tipo de receita oferece maior estabilidade financeira, facilita o planejamento e contribui para a construção de uma relação mais sólida com os clientes.

A receita recorrente é essencial para franquias de educação, que frequentemente utilizam mensalidades ou parcelas para oferecer seus serviços, como cursos e workshops. Ao investir em uma franquia neste ano, você garante a atração de alunos para o ano seguinte. Embora os serviços sejam adquiridos pelos alunos uma única vez, os pagamentos são feitos periodicamente ao longo da duração do curso, garantindo um ‘acúmulo de receita’ para o franqueado. Para os clientes, o pagamento é automático e se assemelha a contas mensais, o que proporciona previsibilidade financeira à empresa e simplifica a gestão das cobranças. Além disso, esse modelo permite que a empresa foque na qualidade do serviço e mantenha um relacionamento prolongado com os seus alunos, criando oportunidades para novas matrículas.

Atualmente, muitos brasileiros pensam em empreender. O GEM (Global Entrepreneurship Monitor) elaborou um relatório que mostrou a evolução desse desejo em todo o país. Em uma pesquisa de 2021, 46% dos participantes expressaram o desejo de iniciar um negócio. Já em 2022, esse número subiu significativamente, com 60% dos brasileiros revelando a vontade de abrir sua própria empresa.

O setor de educação tem se destacado, com um crescimento notável registrado em 2023. Segundo a ABF, as franquias de educação cresceram 9,7% em comparação a 2022. Esses dados indicam que o mercado está aquecido e que as franquias de educação estão ganhando mais valorização e reconhecimento.

Se o seu objetivo é investir com garantia de retorno e fazer a diferença na vida de outras pessoas, investir em uma franquia de educação pode ser a escolha perfeita. Além de proporcionar educação de qualidade, essas franquias têm o objetivo de criar oportunidades de desenvolvimento, impulsionar a empregabilidade local e promover uma vida mais digna para a sociedade.

 

Rogério Silva, COO do Cebrac 

Por: Rogério Silva, COO do Cebrac 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?