A Microcamp, empresa de ensino de informática, retoma seu processo de expansão. Após pausa de quatro anos, player reestruturou seu modelo de negócio para ofertar uma franquia mais lucrativa e privilegiou seus colaboradores para transformá-los em franqueados. Atualmente são dez funcionários que assumiram filiais que eram muito distantes da sede e dificultava a gestão, e se tornaram franqueados; outros cinco estão em negociação. A estimativa é que 10 unidades franqueadas sejam vendidas/inauguradas até o final deste ano.
Participe da comunidade da plataforma Sua Franquia no WhatsApp
Outra estratégia da rede para fortalecer o seu modelo de negócio no franchising é tornar unidades filiadas em franquias, acelerando a sua retomada no setor. “Até o início da pandemia, a empresa vinha num crescente em todos os aspectos, venda de franquias, matrículas, faturamento. A pandemia mudou este cenário e tivemos que lutar para manter as unidades em funcionamento, este era o nosso foco.”, relata Davi Tuffi, CEO da Microcamp.
Unidade de Botucatu da franquia Microcamp
Novo modelo de franquias Microcamp
Para essa nova fase da Microcamp, algumas mudanças foram necessárias. A rede optou por enxugar o seu modelo de negócio — isso inclui a redução dos custos de investimento — com escolas menores e menos colaboradores.
O valor da taxa de franquia permanece o mesmo, sendo ele R$ 30 mil, desde muito antes da pandemia, com a vantagem de que pode ser parcelado. A taxa de royalties, que era de 15%, caiu para 2% sobre o faturamento bruto.
E como se trata de um modelo enxuto, o investimento inicial ficou em torno de R$ 100 mil reais, que pode variar de acordo o com a situação do imóvel onde a escola será montada. Outro atrativo apontado pelo CEO da Microcamp é a rentabilidade do negócio: 30% sobre o faturamento lucro, uma das mais altas no segmento de educação.
Conheça as melhores franquias de serviços educacionais!
Fonte
Divulgação