Embora a preocupação ambiental tenha se intensificado após a pandemia, Marco Lisboa já tinha essa visão desde 2015, quando fundou a KoalaCar, uma microfranquia de limpeza a seco de veículos. Com um modelo de negócio de baixo custo, retorno rápido e foco na preservação ambiental, a marca se inspira no coala – animal que se hidrata exclusivamente por meio das plantas, sem consumir água diretamente. Foi com essa ideia que o empreendedor percebeu ser possível lavar carros sem desperdício.
Enquanto uma lavagem convencional pode consumir entre 300 e 500 litros de água por veículo, a tecnologia utilizada pela microfranquia KoalaCar elimina esse gasto por completo. Em um ano, considerando uma média de 80 a 90 limpezas mensais por unidade, a economia pode alcançar impressionantes 500 mil litros de água.
Segundo um levantamento do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), cerca de 36,4% das micro e pequenas empresas que adotam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) priorizam ações voltadas à preservação ambiental e justiça social. Além disso, o estudo revela que seis em cada dez empresas acreditam que podem contribuir ativamente para uma agenda sustentável.
"A economia de água deve ser um pilar fundamental para todas as empresas. É possível crescer e empreender sem comprometer os recursos naturais. Nosso diferencial continua sendo o uso de produtos sustentáveis, que ajudam a preservar o meio ambiente e impulsionam a expansão do segmento", afirma Marco Lisboa, CEO e fundador da microfranquia KoalaCar.
Fonte
Divulgação