Rede Super Visão muda seu modelo de negócio para sistema de franquia: A Capilaridade da rede, o grande poder de negociação e o fluxo eficiente na troca de conhecimento são benefícios que o sistema de Franchising oferece
Em 2016 o setor de franquias teve um crescimento de 8,3% na receita total em relação ao ano de 2015 chegando ao montante de R$151,247 bilhões de acordo com os números da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Atualmente, mais de 142 mil unidades estão espalhadas pelo Brasil. O sucesso do franchising reside principalmente na padronização, isto é, tudo que envolve a marca e a imagem da franqueadora é padronizado. Claro que outras vantagens são vistas, como o suporte ao desenvolvimento do negócio, a economia em escala e a transferência de know-how aos franqueados.
A área de Serviços Automotivos teve o segundo melhor índice de crescimento no ano passado, apresentando um aumento de 11,6% comparado à 2015. E se mantém na lista de setores que são tendências de melhores investimentos para 2017, sendo uma opção para muitos crescerem.
A rede Super Visão, que oferece serviços de vistorias veiculares, está aderindo ao sistema de franquias neste ano. A marca têm 12 anos de mercado e surgiu com o propósito de proporcionar segurança e confiabilidade ao consumidor no momento de compra e venda de veículos. Os serviços prestados pela rede Super Visão abrangem análise para verificação da originalidade e procedência do automóvel, constatação de itens obrigatórios no veículo e análise da procedência da gravação do número do motor, conforme o padrão do fabricante, entre outros serviços. A atividade é embasada nos estado de São Paulo Conforme a Resolução 282/2008 do Conselho Nacional de Trânsito, na qual regulamenta a atividade de vistoria.
“Para quem tem vontade de investir no segmento automotivo a melhor opção é a franquia, já que é um negócio com infraestrutura definida, marca reconhecida, tecnologia estabelecida e metodologias consolidadas”, explica o diretor geral da rede de franquias Super Visão, Beto Reis.
A padronização no Franchising é um meio de minimizar custos e garantir eficiência para os franqueados, principalmente na aquisição de insumos e ganho de escala. Ainda possibilita a consistência da comunicação padronizada para toda a rede e mercado.
No que tange à troca de know-how é um aspecto fundamental nesta estrutura de negócio, uma vez que as práticas bem sucedidas podem ser difundidas consistentemente e assim gerar vantagens competitivas para a rede.
Segundo Beto, a rede dá todo o apoio necessários aos franqueados, como na área comercial. Embora seja uma responsabilidade do franqueado desenvolver a sua prospecção regional, a empresa mantém cerca de 2.000 clientes corporativos em seu portfólio, que são atendidas pela rede. “Temos uma política interna de contribuir e dar todo o suporte necessário para nossos franqueados. Contamos com uma equipe qualificada comercial e de marketing que estão sempre pensando em inovações e estratégias comerciais para a rede” – comenta Roberto Reis.
O processo de reposicionamento de mercado da Super Visão foi estabelecido através de estudos mercadológicos, cujas informações obtidas foram importantes para as tomadas de decisão no que se refere a nova estratégia a ser seguida. De acordo com o Beto Reis, esta estratégia de reposicionamento tem o intuito de melhorar a rentabilidade da operação, fidelização e expansão do negócio. “Muitos clientes perguntam sobre as franquias com interesse de investir. Esse foi um dos sinais dados pela demanda por franquias, de forma espontânea e por parte de clientes”, diz Beto.
Atualmente, a rede de vistorias está instalada em 09 estados e conta com mais de 130 unidades e realiza mais de 70 mil vistorias por mês. A expectativa é a abertura de mais 20 unidades em todo o Brasil. O serviço mais vendido pela empresa é a vistoria cautelar, procurado principalmente por concessionárias, lojas de seminovos, pessoa física e jurídica (como bancos, frotistas, entre outros).