Vivemos a era do empreendedorismo. Os profissionais estão cada vez mais abrindo seus próprios negócios. Nesse caminho, muitas pessoas investem na abertura de franquias. Prova disso foi o crescimento de 11,2% do Franchising no primeiro semestre de 2015, segundo dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Uma opção são as franquias de locadoras de automóveis. Só em 2014, o setor faturou cerca de R$14,7 bilhões. Segundo a ABLA – Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis, devido à grande diversificação de clientes, o setor vem apresentando constante crescimento nos últimos cinco anos. Pessoas jurídicas que fazem locações de curto ou longo prazo, os turismos de negócios e lazer que demandam este tipo de serviço, além do atendimento a seguradoras e parcerias com outras empresas são os responsáveis por isso.
A Unidas, uma das maiores do setor, oferece um modelo bastante flexível ao interessado em abrir uma franquia no qual não é preciso comprar os carros necessários para iniciar a operação e paga-se apenas um aluguel mensal pela utilização dos veículos. Com Franquia Flex, basta apenas ter o capital suficiente para colocar a loja em funcionamento e o capital de giro necessário para os primeiros meses de operação. O investimento inicial é de cerca de R$ 150 mil.
“Com o pagamento de aluguel mensal pela utilização do veículo, o franqueado recebe o carro na porta da loja e emplacado. Na mensalidade estão incluídos a gestão de documentação e multas, frete de entrega e retorno, seguro (casco e terceiros), assistência 24 horas e a revenda do carro”, explica Marcelo Reis, gerente Nacional de Franquias da Unidas.
Reis afirma que planejamento é muito importante na hora de abrir um negócio, seja ele qual for. “Um suporte administrativo pode ser um aliado no momento da abertura de uma franquia. Levantar custos e prever possíveis gastos ajuda a lidar com as barreiras que possam aparecer ao longo do processo”.
Na Unidas, após fechar o negócio, o fraqueado participa de um programa de treinamento que engloba todas as fases do processo de abertura de uma franquia. “A empresa oferece também consultores que auxiliam na gestão e no desenvolvimento das operações do negócio”, diz Reis. A companhia oferece três tipos de frota: frota própria (todos os veículos são do parceiro), frota terceirizada (os carros são de propriedade da Unidas) ou frota mista (uma parte pertence ao franqueado e outra pertence a Unidas).