Minas Gerais vai além do estado do pão de queijo. Suas belezas naturais e seu patrimônio histórico fazem do local, um dos preferidos quando o assunto é turismo. E se o mineiro come quieto, como diz o ditado, não sabemos, preferimos deixar como linguagem de expressão popular! Mas que o número de empreendedores vem crescendo na região, e isso já está provado!
O segundo estado mais populoso do país tem a economia local caracterizada principalmente pela atividade mineradora, sendo o principal estado do país nesse setor. O estado é ainda responsável por 29% de todos os minérios extraídos no país e por mais de 51% da produção brasileira de minério de ferro. Além disso, há uma forte presença de indústrias, com destaque para o ramo automobilístico e de indústrias de base.
A pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor, de âmbito mundial, apontou que em 2013, Minas Gerais tinha cerca de 3,6 milhões de empreendedores em estágio inicial ou já estabelecidos em suas atividades, o correspondente a 10% da população empreendedora do Brasil.
O GEM-Minas também confirma a predisposição da população do estado ao empreendedorismo. Mais de 90% dos mineiros de 18 a 64 anos cogitam, como opção de carreira, iniciar o próprio negócio, e 40% sonham com essa possibilidade.
A Acquazero, rede de franquias especializada em estética automotiva ecológica, sente confiante essa realidade. A empresa já atingiu o número de 15 franqueados no estado. Minas Gerais perde apenas para São Paulo que, hoje, somam 38 unidades, conquistando o segundo lugar no pódio, ao sair na frente do Rio de Janeiro que contém 12 franquias.
Fazendo parte desse número, o mais novo associado é o Alfredo Brant Maia Junior, 49 anos, em sociedade com Luciano Macial Brant, 41 anos, moradores de Nova Lima (MG). Eles conheceram a rede pela internet. “Já estávamos pretendendo investir no setor automotivo; lavagem ecológica, quando pesquisando na internet conhecemos a Acquazero, uma empresa inovadora ecologicamente e responsável. Identificamo-nos de imediato”, disse Alfredo.
Em Minas Gerais, a Copasa, que abastece 600 municípios, informou que a crise hídrica é a pior dos últimos cem anos. A empresa diz que, em média, a vazão dos rios do Estado caiu 40%, mas há casos mais críticos e, em algumas cidades, a falta de água já é uma realidade.
Analisando essas questões relacionadas à crise hídrica, ele diz que viu oportunidade de negócio na triste realidade que bate na porta de tantos brasileiros. “Ainda não aconteceu de ocorrer falta de água na minha cidade, mas antes que isso aconteça, acredito que todos devemos economizar; inclusive eu. E pensando em economia, vi que podemos converter a situação. E além de ajudar o planeta, posso ganhar dinheiro com isso. Na nossa área de atuação existem vários condomínios ecológicos e afins, onde os moradores se preocupam e se interessam por temas ambientais assim como nós”, completou.
Os sócios que optaram pela modalidade Delivery dizem que o diferencial e o que mais chama a atenção da Acquazero é justamente a questão ecológica. “Apesar da concorrência, nós nos destacamos por sermos ecologicamente corretos, serviços de qualidade, atendimento a domicilio e temos ótimo custo beneficio. Isso é justamente o que todos procuram”, disse Alfredo.
De acordo com Marcos Mendes, diretor da Acquazero, seguindo a tendência do mercado, praticidade é um dos diferencias deste modelo. “A correria do dia-a-dia exige muito do profissional. Só pelo fato do cliente não precisar se locomover até o local em que será feita a limpeza do veículo já é um grande diferencial que atrai cada vez mais consumidores e também franqueados que estão vendo nisso uma oportunidade de adquirir uma renda”, concluiu.
Delivery
Nessa modalidade não há necessidade de ponto fixo, mas pode ser um inserido dentro de um ponto fechado como estacionamentos, condomínios residenciais, empresas, entre outros. O valor total do investimento é de R$20 mil.
A modalidade inclui produtos de limpeza automotiva para 800 lavagens e também para os 13 serviços de estética automotiva, como por exemplo, cera de lavagem a seco, produtos para limpeza de roda e caixa de roda, panos, esponjas, escovas, etc. Acessórios de limpeza (panos, esponjas, escovas, etc), banner de divulgação, uniformes, manual técnico de serviço de lavagem e treinamento presencial de um dia na sede da empresa. Nesse modelo de negócio é realizado apenas a lavagem ecológica.