O ano de 2011 mal começou e já chegou batendo recordes nos índices pluviométricos pelo país. No estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, na primeira semana do ano choveu o equivalente a todo o mês de janeiro de 2009, segundo o portal Climatempo. Em consequência disso, alguns automóveis acabam passando por áreas alagadas e até correm o risco de serem invadidos pela água das vias urbanas.
Com isso em mente, empresas especializadas em higienização de interiores perceberam aumento na procura deste serviço. Como é o caso das lojas DryWash de Osasco e de São Vicente.
“Durante o período de chuvas, a procura pelo serviço de Higienização Interna duplica. Nesta região é frequente a ocorrência de enchentes, então diariamente recebemos carros que sofreram com alagamentos nas ruas da cidade. Em casos extremos a água entra até nos dutos do ar condicionado. Recebemos até um veículo que foi arrastado para dentro de um rio. Tivemos que retirar toda terra vermelha de dentro do carro. Ficou como novo.”, afirma Francisca de Freitas - Gerente interina da loja DryWash de Osasco.
Outro motivo que leva o consumidor a procurar pelo serviço é que, por permanecer mais fechado durante as chuvas, o interior do carro fica mais propenso a acumular fungos e bactérias que o contaminam. O mau cheiro, a lama e as marcas de umidade podem aparecer. Os estofados e dutos do ar condicionado podem ser contaminados por fungos ou detritos causando o mau cheiro.
Já quando o consumidor tem seu carro vítima de enchente, a água que entra e coloca em risco não só os componentes elétricos, mas também os painéis e estofamentos. Existem casos de carros que não tiveram seu motor afetado pela entrada de água, mas tiveram seu interior integralmente arruinado por conta da ação da água, configurando assim um caso de perda total do veículo.
A Higienização de Interiores da DryWash é feita através de um produto especial que limpa profundamente o interior sem encharcar estofamentos e pisos. Os painéis e estruturas plásticas também são tratados com produtos específicos.