Segundo Roberto Portugal Filho, diretor geral da Thrifty Brasil, 2009 foi o ano da consolidação da expansão da franquia no país. Dando continuidade a esse plano, no primeiro semestre de 2010 foi concluída a implantação das principais franquias da locadora. "Agora no segundo semestre o objetivo é o crescimento da participação de mercado. Hoje temos um número de fraqueados muito bom. São 18 lojas abertas no Brasil", disse. No primeiro semestre do ano a locadora inaugurou duas novas lojas em Aracaju e Natal. Para o segundo semestre, mais três lojas estão em processo de abertura: Manaus, que terá início dos trabalhos ainda em julho; Petrolina e Porto Seguro até setembro. "Todas elas já com contratos assinados, só falta mesmo abrir as portas", revelou.
Com a abertura dessas novas franquias, a Thrifty Brasil totalizará 21 lojas e está prospectando novos franqueados. "Meta é atuar nas principais capitais onde não estamos presentes como Brasília, Belo Horizonte e Recife", disse. Para os critérios de abertura de novas lojas, a estratégia da empresa é avaliar o mercado ou então o próprio mercado procurar por eles. "Como aconteceu com Porto Seguro. O mesmo franqueado de Ilhéus nos procurou para abrir uma nova loja em um mercado que era de seu interesse. Além disso, procuramos identificar criteriosamente o franqueado, termos cautela pra trazer profissionais com capacidade de investimento como também de operar dentro dos padrões de qualidade que oferecemos", declarou. De acordo com o diretor, o foco principal do mercado são os aeroportos.
Segundo Filho, hoje a demanda é maior do que a capacidade de nomeação das franquias. "Queremos franqueados que tenham capacidade de crescer e por isso somos tão cautelosos. Tem que investir para ascender a demanda, tem que ter estrutura". Para o diretor, não se pode depender só da geração de negócios. "Nosso projeto é de longo prazo e não temos interesse em fracassar nas escolhas". Para atender a demanda e manter a qualidade nos serviços, a Thrifty Brasil promove convenções (nacionais e internacionais) com a participação dos funcionários para treinamento, que hoje é pré requisito para a padronização do negócio.
Outra meta para o ano, de acordo com o diretor, é expandir a área de terceirização de frota. Atualmente, cada fraqueado tem sua própria, que ultrapassa mil carros. "Conforme aumenta o número de lojas, aumenta carros e não só isso, com a atividade da loja a participação no mercado cresce e os negócios se tornam mais ativos". Para Filho, se as metas estipuladas forem cumpridas, o crescimento da rede será natural. Para esse crescimento, o diretor trabalha com duas perspectivas: expansão no número de lojas, frota e mercado e também o crescimento do próprio segmento de locação. "Além do crescimento da empresa, contamos também com a expectativa de crescimento no próprio mercado de locação, que vem muito bem nos últimos anos e atingindo metas importantes". Filho destacou, em especial, a locação diária. "O Brasil era forte em terceirização de frotas, mas as locações tem crescido muito em território nacional".
Campanha de vendas – Na última semana, a Thrifty Brasil lançou uma campanha comercial para os agentes de viagens. A locadora sorteará um Celta zero quilômetros para o agente no final do ano. Cada locação dá direito a um cupom e a cada cinco vendas, um adicional. Ao final da campanha, os agentes concorrem ao carro. "A adesão está bastante interessante. Ainda estamos bem no começo mas a perspectiva é muito boa. Essa é também uma oportunidade de aproximar o agente da marca", finalizou.
Fonte: Mercado e Eventos