O Hasegawa Studio Beleza deixará de emitir 580 quilos e plástico no meio ambiente com a interrupção do uso de luvas e botas plásticas em seus procedimentos. Fundada em Belém, no Pará, a companhia busca mais sustentabilidade para o negócio, motivada, inclusive, pela 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) que ocorrerá no município em outubro deste ano.
A presença de líderes mundiais e organizações não-governamentais na cidade para o debate sobre ações de cuidados e compromisso com o meio ambiente motivou a reflexão dos fundadores. “Como podemos nos tornar mais sustentáveis, diante de toda essa disseminação de conhecimento?”, questiona Jéssica Hasegawa, fundadora do empreendimento.
Menos plástico
Antes utilizadas para hidratação de mãos e pés em procedimentos de manicure e pedicure, luvas e botas plásticas com creme hidrante de uso individual e descartável foram suspensas. Agora, a aplicação é feita diretamente no corpo dos clientes.
Com essa iniciativa, as oito unidades da rede, entre as quais quatro são próprias e quatro são franqueadas, deixam de produzir mais de meia tonelada de lixo plástico por ano. "Esse plástico não pode ser reciclado, já que contém restos de creme. Então, é realmente um grande benefício para o meio ambiente”, enfatiza Jéssica. A degradação completa desse tipo de material pode levar até 400 anos.
A executiva conta que os clientes receberam bem a notícia da troca. “Nós fizemos um vídeo explicando o motivo e preparamos bem a equipe para que cada profissional também conversasse com os clientes, para conscientizá-los. E a mudança está sendo positiva”, garante.
Unidades mais sustentáveis
Jéssica conta que algumas ações já foram implantadas pelo Hasegawa Studio de Beleza para que, aos poucos, as unidades próprias e franqueadas fossem mais sustentáveis.
Uma delas foi a substituição dos copos descartáveis por vidro após mensurar o gasto de recursos naturais com a higienização dos copos e o acúmulo de material descartável.
As toalhas são lavadas em lavanderia própria para controlar o uso da água e o despejo de produtos químicos no meio ambiente. "Estamos testando utilizar toalhas biodegradáveis de fornecedores diferentes para entender se elas também são viáveis. Assim, vamos implantando alternativas gradativamente em nossas unidades”, comenta Jéssica.
Expansão começa por São Paulo
Com planos de expandir a rede de salão de beleza do Pará para o Brasil, o Hasegawa Studio prepara a inauguração da primeira unidade fora do estado de origem na capital paulista. A previsão é de que a operação comece em maio em um shopping da região Oeste.
Segundo a franqueadora, o faturamento médio mensal é de R$ 300 mil por unidade, com rentabilidade de 20% a 25%. O ticket médio é de R$ 160 e as unidades oferecem desde serviços de cabeleireiro ao Dia da Noiva.
Alguns salões trabalham com 50 manicures simultaneamente. Nesse modelo, podem ser atendidas até 10 mil pessoas todos os meses. No ano, manicure e pedicure respondem por 170 mil procedimentos em apenas uma unidade.
Imagem: Divulgação