Você sabe como o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF) é concedido e qual a sua importância? Se a resposta foi negativa para as questões, saiba que, mais do que um reconhecimento de peso para o mercado, é uma chancela para a franqueadora junto a seu principal ativo, o franqueado.
Segundo Claudia Vobeto — CEO e Fundadora Majô Beauty Club, rede de franquia da área da beleza, e que recentemente conquistou o Selo da ABF, tal reconhecimento reforça todo o cuidado dela em relação a sua marca e sua rede de franqueados.
“Para nós, este selo representa a consolidação de um trabalho bem feito e a satisfação de nossos franqueados, validando a qualidade e a eficiência de nossa rede. Além de tudo, a disponibilização do relatório da pesquisa nos permite buscar melhorias a cada ano.”
Para adquirir o Selo de Excelência, os franqueados respondem a uma pesquisa que qualifica pontos importantes em relação à marca. São mais de 20 questões, com pesos diferentes, que medem, direta e indiretamente, a satisfação dos franqueados junto a franqueadora. Suporte, rentabilidade e afins entram nesses indicadores.
A empresa está apta a receber o Selo da ABF se atingir pontuação mínima de 75% de respostas positivas. Claudia explicou que na Majô, antes de se cadastrar para receber o selo, foram implementadas ações específicas na aproximação com os franqueados.
“Em 2023, focamos fortemente no crescimento dos resultados financeiros dos nossos franqueados, implementando novas estratégias, treinamentos e capacitação. Especialmente, fortalecemos nosso relacionamento com os franqueados, o que resultou em um crescimento de 32% no faturamento same store sale comparado a 2022. Esse crescimento garantiu um alto nível de satisfação entre nossos franqueados, fundamental para obter o Selo de Excelência”, explicou ela.
A empresária explicou ainda que não foram necessárias promover adequações solicitadas pela ABF e que toda a iniciativa, foi apenas como forma de fortalecer a marca usando o resultado da pesquisa. “Identificamos oportunidades de melhoria através das perguntas da pesquisa, como no quesito de ESG. Envidamos esforços para orientar os franqueados sobre a importância das respostas, realizando reuniões e esclarecendo dúvidas, conforme as orientações da ABF”, concluiu ela.
Informações básicas sobre a chancela
Requisitos necessários para obter o selo de excelência da ABF
1- Ter o primeiro contrato de franquia assinado a pelo menos dois anos;
2- Ser associado à Associação Brasileira do Franchising a pelo menos um ano;
3- Estar em dia com suas obrigações junto a entidade setorial;
4- Ter, pelo menos, 5 franqueados
5- Ter, ao menos, 10 unidades franqueadas em funcionamento.
O Selo de Excelência da ABF é dividido em categorias, sendo elas: Pleno, Sênior e Master e seguem as seguintes definições:
Na Categoria Máster são necessários, ao menos, 30 franqueados, ter pelo menos 60 unidades e 10 anos de atuação; A Categoria Sênior estipula as redes a somarem de 15 franqueados, com, ao menos, 30 unidades e ter 5 anos de atuação no setor; Já a Categoria Pleno, a empresa se enquadra quando tem a partir de 5 franqueados, pelo menos 10 unidades em operação e 2 anos de atuação.
Por Flávia Milhassi Denone