Início / Notícias / Saúde, Beleza e Bem-Estar / Por que o setor de beleza e bem-estar nada de braçada no modelo de franquias?

Por que o setor de beleza e bem-estar nada de braçada no modelo de franquias?

Em artigo, Márcia Queirós, fundadora da rede de franquias Fast Escova, afirma que investir em uma franquia de beleza é uma opção inteligente para quem deseja apostar em um negócio promissor

Por que o setor de beleza e bem-estar nada de braçada no modelo de franquias?
Flávia Denone Publicado em 30 de Julho de 2023 às, 08h00. Atualizado em 30 de Julho de 2023 às, 08h00.

Compartilhe:   

Nos últimos anos, o sonho de empreender tem despertado o interesse dos brasileiros. Segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae em conjunto com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), 60% dos entrevistados citaram ter uma empresa como um dos maiores desejos. Aliado a isso, a porta de entrada para o empreendedorismo são os modelos franquias.
 
Dentre os setores que estão em uma crescente no franchising, destaco o de beleza e bem-estar. Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde, beleza e bem-estar cresceu 21,5% em 2022, somando mais de R$ 47 bilhões em faturamento. No primeiro trimestre de 2023, o avanço foi de 27% em relação à igual período de 2022, com faturamento de R$ 12,4 bilhões. 
 
Os dados evidenciam que investir em uma franquia de beleza é uma opção inteligente para quem deseja apostar em um negócio promissor. Além disso, o Brasil é o quarto principal mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, de acordo com o levantamento realizado pela Euromonitor International, empresa que pesquisa mercados globais e fornece análises de inteligência estratégica sobre diferentes setores. É evidente, então, que cada vez mais os brasileiros têm se preocupado com sua aparência e bem-estar. 
 
Ainda que esse segmento de beleza esteja em ascensão e com diversas vantagens, principalmente como alta demanda o ano inteiro, alguns pontos requerem atenção dos investidores. Por isso, para se destacar nesse setor, é importante estar preparado para atender um consumidor que prioriza produtos e serviços altamente qualificados e sempre acompanhar as tendências de mercado para se tornar referência no ramo.
 
Naturalmente, em qualquer negócio há muitos desafios para enfrentar, e é aí que o modelo de franquia se torna uma alternativa para empreendedores que não querem começar do zero. De fato, investir em uma marca já consolidada e aprovada pelo mercado traz mais segurança para enfrentar um setor tão competitivo. Muitos modelos têm o amparo do franqueador que fornece todo know-how para que o franqueado tenha toda a assistência necessária e garanta o sucesso do negócio.
 
Portanto, principalmente para novos empreendedores, até chegar ao sucesso, muitos obstáculos surgem pelo caminho. Mas, somando um modelo de franquia quando bem executado e, claro, muito suor e estratégia para escalar o negócio, é o rumo para o sucesso.

 
*Por Márcia Queirós, apaixonada por empreender, é uma das fundadoras da Fast Escova, maior rede de escovarias da América Lartina.

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?