Para ajudar empreendedores do ramo da beleza a conduzir seus salões, o Sebrae aponta os 10 pontos chave para impulsionar o sucesso de pequenos negócios nesse segmento. O objetivo é mostrar aos empresários, os pontos que devem ser aperfeiçoados para que sua atuação seja bem-sucedida.
Confira a seguir quais são as dicas de sucesso:
1. Atendimento
Para realizar um bom atendimento, conheça todos os processos do seu salão de beleza que têm contato com os clientes e entenda porque um atendimento diferenciado é importante.
2. Relacionamento com os clientes
Investir em relacionamento com os clientes pode aumentar suas vendas e também promover a fidelização ao seu salão de beleza.
3. Qualidade e atualização
Estar atento à qualidade dos serviços que você oferece e à atualização dos produtos, serviços e das técnicas utilizadas no seu salão são fatores essenciais para a sobrevivência do negócio.
4.Adequação a normas
Estar atento às normas técnicas e sanitárias é um dos fatores-chave de sucesso em salões de beleza.
5. Marca e reputação
Sua marca deve estar direcionada aos nichos de mercado que atende. E sua reputação vem da percepção do cliente em relação ao seu negócio.
6. Espaço e conveniência
Você trabalha no mercado de bem-estar. Seus clientes precisam perceber que seu ambiente é planejado para a boa execução dos serviços. Além disso, oferecer serviços de conveniência pode ser uma boa alternativa para tornar seu negócio mais próspero.
7. Montagem de equipe e fidelização
Apoiar a atualização de conhecimentos técnicos, estimular o uso de portfólio e primar pela saúde de sua equipe podem trazer ganhos de produtividade ao seu negócio e tende a fidelizar seus clientes.
8. Controle financeiro e de estoque
A deficiência nos controles de gestão pode ser fatal ao seu negócio. Esteja atento, principalmente, ao que se refere a controles financeiro e de estoque.
9. Diversificação
Seu negócio está inserido em um mercado que lança tendências a todo momento. Por isso, diversificação é um fator-chave importante para o segmento de salões de beleza.
10. Promoção e segmentação
Divulgar e promover o negócio é fundamental. O primeiro passo para definir uma boa estratégia promocional é identificar que nichos de clientes você atende, isto é, quem faz parte do seu público-alvo.
Fonte: Sebrae