Acesso Saúde: modelo de negócio pode ser implantado em cidades a partir de 40 mil habitantes. Rede pioneira no ramo de clínicas médica acumula mais de 22 unidades franqueadas e visa expandir em 80% das regiões do país
A crise no Brasil também tem contribuído para o crescimento da clientela da rede de franquias médicas com preços populares, visto que muitas pessoas deixaram de pagar planos de saúde e passaram a usar alternativas particulares mais em conta. De acordo com Antônio Carlos Brasil, diretor da rede de franquias Acesso Saúde, 80% dos brasileiros não possuem seguros de saúde e arcam com suas despesas médicas particulares ou recorrem ao sistema de saúde pública.
A rede de franquias Acesso Saúde é pioneira em implantar um sistema de saúde particular sem mensalidade, que oferecesse atendimento médico e exames por meio de rede de clínicas. A marca foi fundada em 2006 e passou a operar como rede de franquias em 2012. De lá para cá já acumula mais de 22 unidades franqueadas, além de ter duas próprias.
Com dois modelos de negócios disponíveis, o lucro dos franqueados gira entre 12% e 22% do faturamento bruto, com tempo de retorno do investimento esperado de 18 a 24 meses. A rede atende cerca de 40 mil pessoas mensalmente e faturou R$ 26 milhões em 2016 - o que representa um crescimento de mais de 70%, na comparação com 2015.
Entre seus modelos de negócio está o Acesso Saúde Express que pode ser implantado em cidades a partir de 40 mil habitantes. É uma versão compacta de clínica médica e odontológica que pode ser instalada em espaços entre 100 e 200 metros quadrado e tem plano de expansão disponível para todas as regiões do país. Os valores de investimento dependem da localidade.
Entre as facilidades para novos franqueados da marca está o fato de que o franqueado não precisa obrigatoriamente já ter atuado no ramo ou possuir formação na área médica, mas sim é necessário que o investidor tenha alguma identificação com a área de saúde, experiência em gestão de negócios e tenha tido algum negócio próprio antes.
Assista a seguir a entrevista completa com Antônio Carlos Brasil, diretor da rede da Acesso Saúde: