Multifranqueado da Sóbrancelhas dá 5 dicas para interessados em abrir uma unidade da rede: Ter capital de giro para iniciar a operação e avaliar bem o movimento da região pode garantir o sucesso da unidade, diz empreendedor
O engenheiro Jorge Luiz Coutinho, 62 anos, nunca tinha tido um negócio próprio, mas possuía 17 anos de experiência em gestão de projetos e negócios - acumulados nos 38 anos que trabalhou na Embraer. E foi com esse olhar que, à pedido do filho, visitou algumas unidades da Sóbrancelhas e ficou surpreso com o movimento de clientes que cada espaço tinha.
Após fazer uma análise criteriosa do ramo de atuação da rede, Coutinho constatou que o segmento teve uma das menores quedas do mercado desde o início da crise econômica em 2014. Com isso, em maio do ano seguinte, sem hesitar, abriu a primeira unidade em Mauá e atualmente o empreendedor possui quatro unidades da Sóbrancelhas em sociedade com a esposa, o filho e a nora.
“Devido à localização da primeira unidade situada em Mauá, planejamos nos instalar no ABC devido à proximidade entre as cidades, o que facilitaria a logística de nossas visitas e gestão das lojas”, conta Coutinho, que envolve sempre os gerentes e supervisores das unidades mais antigas na implantação das novas.
Para fazer a gestão das quatro unidades, Coutinho montou um escritório em sua residência e contratou uma especialista para apoiá-lo na gestão administrativo-financeira. Os familiares se dividem entre questões como, por exemplo, treinamento e desenvolvimento de cada funcionária, implantação de novas unidades e visitas regulares em cada unidade. Para a gestão operacional de cada estabelecimento há uma gerente e uma supervisora, visando assim garantir a coordenação e o cumprimento das metas estabelecidas para estabelecimento e respectiva equipe de funcionários.
Dicas para novos franqueados
Após quase dois anos de operação de suas quatro unidades, o portal Sua Franquia pediu à Coutinho que relacionasse algumas dicas para quem está pensando em abrir uma franquia do segmento de beleza, em especial uma unidade da Sóbrancelhas:
- Tenha todo capital de giro necessário para operação do negócio porque começar sem dívidas é fundamental.
- Antes de fechar o negócio com uma franqueadora, visite unidades que estão em operação para conhecer a realidade do dia-a-dia.
- Observe bem o movimento do local onde pretende se instalar, pois as pessoas que residem próximo são as que de fato fidelizam cada unidade.
- Após adquirir sua unidade, faça a divulgação da unidade por intermédio de folders, promoções e parcerias com outros comércios da região.
- Por fim, treine bem as consultoras da sua unidade para quem realizem os serviços prestados com perfeição. Capacite-as com as técnicas de vendas dos produtos da franquia e ensine-as a serem ótimas no relacionamento com as clientes. Esse será o seu diferencial da concorrência.
- Leia também: REDE DE FRANQUIAS SÓBRANCELHAS CHEGA NA ARGENTINA E ABRE VAGAS DE EMPREGO
A rede Sóbrancelhas já tem 168 unidades franqueadas e apenas duas próprias, no Taubaté Shopping e Taubaté Centro. Os modelos de negócios disponíveis são loja, quiosque e truck e o foco de expansão da franqueadora está atualmente na região Norte e Nordeste do Brasil, onde ainda há diversas cidades com mais oportunidades de locais. O faturamento médio por unidade franqueada é de R$ 35 mil, com uma margem média de 45%, e prazo de retorno estimado em 18 meses.