É inegável que o franchising possui uma resiliência muito maior do que um novo negócio, demonstrando ser um dos segmentos que mais cresceram no Brasil em 2015, a despeito da situação econômica vigente. De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o ano fechou com expansão entre 7% e 10%, comprovando que o setor está no caminho certo e possui motivos de sobra para celebrar. Entretanto, apesar de ser um investimento mais seguro, nem todas as pessoas que querem investir, desejam também ser gestoras.
Para solucionar o problema destas pessoas e otimizar o crescimento de seu negócio, a rede de academias Alta Energia inova e oferece pacotes para grupos de investidores que desejam apenas aplicar seu dinheiro e colher os frutos de um negócio consolidado. De acordo com Weymar Teixeira, diretor de franquias da rede, essa é mais uma alternativa encontrada para driblar a crise e continuar crescendo. “Os grupos de negócios são uma ótima opção para investidores que não desejam ser também gestores. Além do mais, é uma alternativa para pessoas que que não possuem todo o valor bruto para o investimento”.
Weymar ainda conta que algumas das vantagens do modelo de franquias são o encontro de soluções para minimizar impactos negativos sobre o negócio em períodos de retração econômica. “A franquia possui este desempenho, pois a rede é orgânica, como o nosso corpo: como há um constante acompanhamento de indicadores e informações, há um rápido diagnóstico dos pontos fracos, permitindo uma reação praticamente imediata em relação à expansão ou retração do mercado. Assim, a rede se reinventa e adapta a diferentes cenários, mantendo seu crescimento”.
Investimento coletivo
O investimento coletivo confere a captação de recursos de investidores para aplicação em determinado negócio a ser implantado e gerido excepcionalmente pelo empreendedor, com a promissão de distribuição dos lucros originados do empreendimento entre os investidores.
A rede Alta Energia
Com investimento inicial de $ 15 mil dólares, foi inaugurada, há 23 anos atrás, a primeira unidade da Alta Energia. Atualmente avaliada em $ 15 milhões de dólares, a rede está presente nas regiões sudeste, sul e norte do país, com 21 unidades em funcionamento. Há cerca de cinco anos, a empresa optou pela expansão por meio de franquias e a expectativa para 2016 é chegar a 50 unidades. Até o final de 2017 são aguardadas 80 franquias. A rede dispõe de três modelos de franquias: Alta Energia Fit, 30’Extreme Fit e Studio Alta Energia. Os investimentos são a partir de R$ 300 mil e chegam a R$ 3 milhões. O tempo de retorno depende de alguns fatores, com variável de 24 a 48 meses. A área mínima para instalação de uma unidade é de é de 250m² e os royalties aplicados são de 6%.
SAIBA MAIS: Franquia Alta Energia
OUTRAS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS DE BELEZA E SAÚDE