A Ecofit, que completou 10 anos de sucesso em 2015, anuncia franquias para 2016. A primeira unidade, já em desenvolvimento, está localizada na Zona Sul de São Paulo, próxima ao Parque da Aclimação, na Rua Pires da Mota, 750. “Vamos passar aos novos franqueados a emoção do negócio, que em seus valores oferece mais do que investimento e lucro, promove bem-estar e paixão, estimas que vão além do capital. Um modelo de sustentabilidade ligado ao bem-estar”, informa Antonio Gandra, um dos fundadores.
Apesar da crise que o Brasil enfrenta, o mercado fitness é promissor e movimenta no país cerca de R$ 2,4 bilhões por ano. Não é à toa que o país ocupa o segundo lugar no ranking mundial com o maior número de academias, e segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entre 2011 e 2014, o número de empreendimentos no segmento cresceu 29%. Mas existe uma forma diferente de se aventurar e sobreviver neste mercado competitivo?
Para os sócios e irmãos Eduardo e Antonio Gandra, a melhor maneira de fazer o negócio dar certo é envolver paixão e emoção no dia a dia. Foi assim que fundaram a Academia Ecofit Club há 10 anos, pensando em uma forma de aliar a paixão pela atividade física com a conscientização ecológica. A estrutura da academia foi totalmente planejada para aliar bem-estar físico e mental com materiais e ações sustentáveis. “Em todos esses anos de história, aprendemos como fazer e o que não fazer. Também temos consciência de onde erramos para não repetir o erro e auxiliar melhor os novos empresários que abrirem unidades, sobre qual melhor caminho trilhar e como poderão fazer”, alerta Gandra.
Para o empresário esse novo modelo de negócios não é apenas uma franquia comum ou licenciamento. “É uma aliança participativa com resultados plenos, isso quer dizer que não há hierarquia e distância entre as unidades. O objetivo é montar os pilares Sustentabilidade, Atendimento, Bem-Estar (e não “maromba”) e Oásis Urbano. Os “Resultados Plenos” consiste em levar em consideração que não é só dinheiro, mas sim satisfação, propósito e, legado. É trabalhar com crenças parecidas”, detalha.
Antonio lembra que este estilo de academia que alia boa forma com sustentabilidade e bem-estar não existia há 10 anos. A construção foi feita com material reciclado, janela de vidros para iluminação natural dos ambientes, uso de madeira certificada, sistema de aproveitamento de água da chuva, sistema de captação de energia solar para aquecimento dos chuveiros e das piscinas, que são tratadas com ozônio. Além disso, a Ecofit realiza coletas seletivas de lixo (incluindo o óleo de cozinha), isopor, baterias, lâmpadas e lixo eletrônico. Por outro lado, também seria um diferencial criar um ambiente incomum aos frequentadores – hoje a academia é rodeada de plantas, enfeites simples artesanais de palha, pequenas fontes de água e com vista panorâmica da cidade.
Em outras palavras, os alunos podem se exercitar, física e mentalmente, fazer amigos e ainda ajudar ao meio ambiente de forma consciente. Afinal, a academia faz diferentes atividades, como natação, yoga, pilates, lutas, musculação, dança, funcional etc. Aulas para bebês, crianças, adultos e idosos e ainda realiza oficinas, palestras e disponibiliza livros sobre sustentabilidade para o público.
A nova franquia da Zona Sul, que será inaugurada no segundo semestre de 2016, prima por manter o conceito ecológico, e o seu projeto arquitetônico também foi desenvolvido sob os pilares da sustentabilidade, com espaços amplos, arejados, com aproveitamento da luz natural e colocando o frequentador em contato com a natureza.
Dados da Franquia
Nome da franquia: Ecofit
Descrição da franquia: Academia que alia boa forma e sustentabilidade.
F (ano de fundação): 2005
IF (início de sistema de franquia): 2013
B (unidades no Brasil): 1
Investimento inicial: a partir de 500 mil
Taxa de franquia: a partir de 50 mil
Capital de giro: 30mil
Royalties: 6% da receita bruta
Taxa de publicidade: 2,5% para investimento local (não obrigatório)
CONFIRA OUTRAS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS DE BELEZA E SAÚDE