O Anacã, estúdio criado em 2010 com o objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida através da dança, é um sonho realizado, surgiu num almoço entre amigas, Ana Maria Diniz e Helô Gouvêa, que decidiram abrir um espaço de dança e terapias corporais, comprometido em transmitir caminhos de bem-estar e de qualidade de vida por meio do movimento. Nascia, nos Jardins, em São Paulo, o Anacã Corpo e Movimento.
O sucesso foi grande e o espaço ganhou uma segunda unidade em Pinheiros. Atualmente, possui mais de 25 modalidades, uma equipe de 20 funcionários, 70 renomados professores que ministram mais de 68 aulas por dia e mais de 1000 alunos, nas duas unidades, de crianças e adolescentes a adultos e idosos.
Desde o início, o Anacã se tornou o lugar preferido das pessoas que não gostam de malhar do jeito convencional, como na academia, por exemplo. A dança é uma forma alternativa de cuidar do corpo e da alma, sendo divertida e elevando a autoestima.
A partir do retorno positivo, surgiu mais um sonho: levar a dança para todos. O Anacã precisava expandir seus horizontes e o modelo escolhido foi o sistema de franquias.
Os sócios Helô Gouvêa, Leandro Sampaulo e Ana Maria Diniz abriram a franqueadora Anacã com a colaboração do Grupo BITTENCOURT, consultoria especializada em Franchising. O projeto, desenvolvido pelo Grupo BITTENCOURT, no início de 2014, teve como foco principal analisar aspectos de mercado e operação para instalação dos estúdios no Brasil. “Elaboramos um planejamento estratégico definindo metas de curto, médio e longo prazo”, explica Lyana Bittencourt, especialista em franchising e diretora de marketing e desenvolvimento do grupo.
De acordo com Ana Maria Diniz, empresária e sócia do Anacã, foi importante amadurecer a ideia e avaliar o negócio. “É um novo passo para nós, uma forma de crescimento que a gente ainda não tinha pensado, mas que agora, depois de passar por todo o processo, a gente está vendo que é uma forma viável de crescer e nós pretendemos crescer com qualidade”.
Para Leandro Sampaulo, sócio do Anacã, o estúdio está no segmento de bem-estar, saúde e qualidade de vida e, cada vez mais, pessoas estão em busca de uma fuga ao estresse. “Muitas pessoas pediam o Anacã em outros lugares do Brasil, pensamos em fazer a franquia, levar essa dança para todos”.
Apresentação da franquia às alunas
Nesta terça-feira, 20, o estúdio Anacã e o Grupo BITTENCOURT organizaram um bate-papo com as alunas do espaço, na unidade dos Jardins. A sócia Helô Gouvêa fez a abertura contando um pouco da criação e essência do Anacã e Lyana Bittencourt, especialista em franchising e diretora de marketing e desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT, apresentou o modelo de negócios da franquia Anacã.
“Faremos o acompanhamento da expansão, dando todo o suporte necessário e indicando melhores ferramentas para executar o que for necessário. Tudo para que o crescimento do estúdio seja sustentável”, explica Lyana.
Ao final da apresentação, as alunas puderam tirar dúvidas sobre a franquia com a especialista. O Anacã pretende abrir até três franquias neste ano.
FICHA TÉCNICA
Investimento inicial: R$ 1.100.000,00
Taxa de Franquia: R$ 150.000,00
Royalties: 5% sobre faturamento bruto
Prazo de retorno sobre investimento: 36 a 48 meses
Data de fundação da empresa: 2010
Faturamento médio mensal: 800 a 160 mil
Saiba mais sobre a franquia Anacã
Anacã expande pelo sistema de franquias
A expansão por franquias do estúdio Anacã