Apesar das previsões apontarem um cenário econômico desfavorável em 2015, o setor de franchising continuará crescendo bem acima do PIB. Segundo previsões da Associação Brasileira de Franchising, o faturamento das franquias deverá crescer entre 5% e 9% em 2015. Em 2014 as franquias faturaram R$ 127,5 bilhões. O cenário favorável é estimulado por um sonho comum a muitos brasileiros: ter um negócio próprio. O franchising é uma forma de um novo empreendedor sem muito conhecimento de mercado ter mais segurança. Nesse setor, o mercado de beleza é uma boa aposta – já que acompanhou o crescimento da classe C. Clínicas de estética, depilação, manicure e sobrancelha tem se multiplicado para atender à crescente demanda. Somente em 2013, as franquias no segmento de beleza tiveram um faturamento de 24%, segundo a ABF.
Confira as histórias de empreendedores que apostaram no segmento:
Nailz
Amigas desde a infância, Priscilla Cardoso e Camille Valverde sempre sonharam em ter um negócio próprio. Mais tarde, a grande questão foi encontrar um segmento que aliasse a formação das duas, uma turismóloga e a outra economista, em um empreendimento atraente e lucrativo. Percebendo a dificuldade que as mulheres que trabalham fora e não tem tempo, mas precisam estar sempre com as unhas feitas tinham em encontrar um lugar que as atendesse sem marcação prévia e em horários que se encaixassem aos seus, as sócias resolveram investir em um negócio que oferecesse a praticidade e a conveniência ideal para elas. Surgiu assim, a Nailz - um espaço totalmente pensado e planejado para o conforto e a segurança das clientes, da decoração aos cuidados com higiene e esterilização dos materiais. Com horários flexíveis, atendimento personalizado e sem hora marcada, a Nailz se destaca no mercado de esmalteria. O objetivo da marca é aliar a qualidade e a rapidez dos serviços para atender ao público que está inserido no mercado de trabalho e tem o tempo cada vez mais reduzido. Criada em 2012, a rede já possui quatro unidades em funcionamento. Outras duas serão inauguradas em maio. A previsão é fechar 2015 com 10 unidades.
Não+Pêlo
A rede de lojas de depilação Não+pêlo foi criada na Espanha em 2007 e tem 370 unidades no Brasil. Dividida no país em masterfranquias, tem no Rio de Janeiro 32 lojas, com quatro anos de atuação. As sócias da máster franquia do Rio são Janete Cozer e Tatiana Wenkert. Retirando os pelos com o método inovador de fotodepilação por luz pulsada, a proposta da empresa é não causar desconforto na remoção dos pelos e durar mais tempo que uma depilação normal. A história da regional Rio de Janeiro da Não+Pelo passa pelos encontros casuais no colégio de seus respectivos filhos. Acostumadas a buscarem as crianças, passaram a se cumprimentar diariamente. Pode-se dizer que os filhos, amigos da mesma sala, foram o elo entre os tímidos cumprimentos iniciais até o estreitamento do contato que colocou as franqueadoras da marca multinacional espanhola de fotodepilação frente a frente numa mesa de negócios em 2011. A partir daí, a Não+Pêlo, presente em 14 países, entra na vida dos cariocas.
Pello Menos
Você já parou para pensar que sua pequena empresa pode se tornar fonte principal de lucro no futuro? Em 1996, Regina Jordão e seu marido estavam desempregados e buscavam ter uma renda complementar para a família, pois ambos queriam um extra no caixa para não precisar passar por alguns apertos financeiros. Decidiram criar o Pello Menos Instituto de Depilação que foi a pioneira no Rio de Janeiro a trabalhar exclusivamente com depilação à cera. A partir daí criaram um serviço que era um inédito em salões de beleza e clínicas de estética: a depilação sem hora marcada e sem escolha da profissional. Regina Jordão queria montar um negócio próprio com um único foco, diferente dos tradicionais salões de beleza onde a depilação é mais um dos serviços de beleza oferecidos. Aos poucos foi galgando até se tornar, nos dias de hoje, o líder no ranking de melhor empresa nesse segmento. Quem diria que um investimento criado apenas para ser um complemento de renda, se tornaria o maior instituto de depilação do país? O Pello Menos inovou e a partir de 2007 tornou-se uma rede de franquias. Hoje, depois de 18 anos de atuação, o Pello Menos possui 50 unidades espalhadas nos estados da Paraíba, São Paulo, Amazonas, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além da criação de uma clínica de atendimento exclusivo em depilação, o Pello Menos resolveu inovar também no seu produto, pensando no maior bem-estar de seus clientes.