O case sobre a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, principal expressão das ações de Investimento Social Privado (ISP) do Grupo Boticário, foi vencedor na 9ª edição do prêmio Destaque Franchising 2015 da Associação Brasileira de Franchising, na categoria Sustentabilidade – Modalidade Franqueador Master. A premiação aconteceu na última sexta-feira (24) em São Paulo. A instituição foi reconhecida no ano em que completa 25 anos de atuação em conservação da natureza em todo o território nacional, sendo considerada uma das maiores e mais antigas financiadoras, ligadas à iniciativa privada, de projetos de conservação da natureza.
O case foi escrito por O Boticário, uma das unidades de negócio do Grupo Boticário e que já conquistou a premiação sete vezes, em diversas categorias. O Prêmio ABF Destaque Sustentabilidade tem como principal objetivo estimular as empresas franqueadoras a adotarem o modelo de gestão sustentável, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. “Além disso, ele visa a distinguir e reconhecer publicamente as empresas franqueadoras que mais se destacaram com a realização de ações, projetos ou programas de sustentabilidade empresarial”, explica Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado, relacionamento e sustentabilidade da ABF.
“A Fundação Grupo Boticário atua para que a conservação da natureza ganhe relevância na sociedade e nas políticas públicas do país, a partir da disseminação de novas soluções e estratégias de conservação, compartilhando conhecimento, estabelecendo parcerias e engajando pessoas”, comenta Malu Nunes, diretora executiva da instituição. Para ela, “esse reconhecimento público e a visibilidade que ele entrega à causa conservacionista são importantíssimos, reforçando de modo natural o compromisso perene e inabalável da instituição”.
Pioneirismo e visão estratégica
O case premiado contou a trajetória da Fundação Grupo Boticário, desde sua criação em 1990 pelo fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, até os principais resultados atingidos desde então. A instituição foi criada, de modo pioneiro, dois anos antes do evento que inauguraria na sociedade brasileira discussões mais amplas e profundas sobre a necessidade de conservação dos ambientes naturais, a ECO-92, Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro (RJ). Desde então, a fundação empresarial se consolidou como uma das mais importantes e ativas instituições não governamentais do país atuando em conservação da natureza, acumulando resultados significativos em benefício de toda a sociedade. Foram financiadas 1.436 pesquisas de 482 instituições em todo o Brasil, o que permitiu a descrição de 117 novas espécies de plantas e animais, além do estudo de 240 espécies ameaçadas de extinção, beneficiando 475 unidades de conservação.
Além disso, por meio de duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), a instituição protege mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e de Cerrado, os dois biomas mais ameaçados no Brasil. A Fundação Grupo Boticário também possui uma iniciativa de Pagamento por Serviços Ambientais, o Oásis; um movimento gastronômico que une culinária e conservação da natureza, o Gastronomia Responsável; e mantém três espaços dedicados à educação ambiental e à imersão e sensibilização da população urbana para a causa da conservação. São as Estações Natureza de São Paulo (SP), Corumbá (MS) e Conexão Estação Natureza, que é itinerante e está passando por dez capitais brasileiras. Também é responsável pela organização do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), um dos mais importantes eventos sobre o tema e que neste ano terá sua VIII edição, a ser realizada de 21 a 25 de setembro, em Curitiba (PR).