A concorrência em shopping centers e galerias tem levado marcas do franchising a criar opções para ocupar espaços nos corredores destes disputados locais. Por serem menores e não demandarem obras de adequação, a abertura de um quiosque geralmente exige investimento três vezes menor do que o valor exigido por uma loja tradicional, o que aquece – e muito – esse mercado.
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que em 2013 os quiosques das redes de franquias faturaram R$ 2,4 bilhões. Apesar do volume movimentado, Alexsandra Azevedo, gerente comercial da AMA TERRA, rede com 52 unidades distribuídas pelo País, destaca que “há muito espaço para expansão nessa área, já que os centros de compras atraem consumidores dos mais variados perfis, que estão sempre atentos às novidades”.
A rede, que possui dois quiosques em shopping centers (Campinas/SP e Recife/PE), enxerga grande potencial nesse nicho e planeja a abertura de mais três unidades desse tipo ainda em 2014. “Até o final de outubro, estaremos operando com quiosques em shopping Centers de Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Com isso, até dezembro – considerado o período mais atrativo devido ao Natal – esses estabelecimentos já estarão com a operação 100% adaptada e normalizada, o que potencializará o volume de vendas”.
Importância de identidade e diferencial
Assim como em qualquer modelo de negócios, ter diferenciais e criar identidade para esses locais aumenta consideravelmente a aceitação do consumidor. “Antes de lançarmos os quiosques realizamos diversas pesquisas de campo. Elaborado de forma totalmente ecológico, o quiosque da marca vai ao encontro de nossa proposta: de unir Econegócio e o Empreendedorismo Social”.
Fundada em 2009, a rede AMA TERRA é uma empresa de produtos ecológicos e sustentáveis que possui 52 unidades em 16 Estados. Em seu portfólio, há mais de 340 itens que vão de Moda e Acessórios até itens de Decoração Sustentável.