A preocupação com a aparência é crescente em todo o mundo, e o brasileiro é um dos que mais investem em beleza, tanto que o país é o terceiro maior mercado consumidor de itens de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria do mundo, o que faz do segmento de beleza um dos mais expressivos da economia. Segundo dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), somente no ano passado esse setor cresceu 23,9% e gerou um faturamento de R$ 22 bilhões.
O crescimento expansivo desse mercado atraiu olhares de franquias estrangeiras para o país, como é o caso da americana Planet Beach, única rede de SPA automatizado do mundo, que deve desembarcar no país em breve.
A rede, que atualmente está presente em oito países, propõe um novo conceito para o mercado. Diferente dos Day SPAs comuns, ela funciona como um clube, em que o consumidor paga uma taxa mensal e tem acesso ilimitado a tratamentos exclusivos de estética e beleza. Além disso, todos os serviços são automatizados, o que proporciona maior comodidade e rapidez. A marca conta com inovações e facilidades que atraíram os empreendedores brasileiros.
A Planet Beach é o primeiro SPA que dispensa mão de obra especializada, pois trabalha com equipamentos de última geração que realizam todo o trabalho. Só esse fator já diminui muito os gastos com a administração do espaço. Outro ponto forte da rede é no quesito custo-benefício. Hoje, no Brasil não existe nenhum SPA que ofereça ao consumidor o sistema de clube, que fideliza o cliente e acaba sendo financeiramente atrativo.
O foco inicial é expandir atuação nas capitais brasileiras. Para trazer a Planet Beach para o Brasil, é necessário firmar contrato com um máster franqueado – nacional ou regional – , que irá arcar com um investimento de aproximadamente US$ 1 milhão. Os responsáveis estimam potencial para mais de 200 unidades no país.