Na sociedade atual é cada vez mais comum vermos novas empresas surgirem a todo o momento.
Diante do desenvolvimento econômico brasileiro e das facilidades de crédito concedidas atualmente são vários os empreendedores que se lançam no mercado para ter o seu próprio negócio. Muitos deles conseguem alavancar suas empresas de tal forma que, desejando ampliar cada vez mais seus serviços, entram para o setor de franquias estabelecendo uma expansão do contato direto com os clientes.
Assim ocorreu com a
Alergoshop, empresa que há 20 anos atende as necessidades de pessoas alérgicas e oferece produtos que previnem as alergias, e melhoram a vida dos alérgicos. Maior distribuidora de itens hipoalergênicos do país e pioneira neste setor, a empresa possui três lojas próprias em São Paulo e entrou no setor de franquias em 2012 através da inauguração de duas unidades franqueadas, a fim de ampliar o atendimento pessoal por todo o Brasil. Hoje a empresa está com cinco franquias em funcionamento nas regiões de Campinas (SP), Teixeira de Freitas (BA), Teresina (PI), São Paulo e Vitória (ES). O crescimento é tamanho que a empresa ainda pretende abrir mais cinco unidades até o final de 2013 e está em busca de franqueados por todo o país.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), atualmente 30% da população mundial possui algum tipo de alergia. Somente no Brasil, cerca de 35% da população sofre com esse problema. “Daí a necessidade de um mercado que esteja mais voltado para essa população como a
Alergoshop, que é especializada em oferecer produtos livres de diversos componentes químicos”, afirma Marina Monaco, do departamento de Marketing da Alergoshop.
Para Marina, o fato da Alergoshop pertencer a um nicho de mercado com baixa concorrência é uma das grandes vantagens para o franqueado que está disposto a alavancar seu negócio. “Trata-se de um mercado cuja demanda será cada vez maior, já que o número de alérgicos só tende a aumentar e estima-se que daqui 20 anos, 50% da população mundial sofrerá alergias”, relata.
“Por vender itens extremamente necessários para os alérgicos e quem deseja viver de modo saudável, ter alta credibilidade dentro da classe média e fidelidade dos clientes, a Alergoshop é uma ótima opção de franquia para quem pretende abrir o próprio negócio de forma segura”, completa Marina. A empresa já foi, inclusive, ganhadora do Prêmio Atualidade Cosmética 2012 no quesito Cosméticos Seguros.
A ideia de criar a
Alergoshop surgiu no ano de 1993, baseada em necessidades pessoais de uma de suas sócias – Sarah Lazaretti - que em sociedade com sua irmã Julinha, acreditaram no novo mercado.
Desde então a empresa, empenhada em suprir as necessidades e carências de pessoas alérgicas ou sensíveis, desenvolveu dezenas de produtos, sempre focando eficiência e qualidade, atraindo um público bem abrangente, composto não somente por alérgicos, mas também por pessoas que procuram alternativas saudáveis no dia-a-dia.
A busca em oferecer os melhores produtos do mercado resultou em sete linhas: Boa Noite, Limpeza e Segurança, Respire Bem, Cosméticos e Tratamentos, Lazer e Proteção, Intimidade e Biblioteca. A empresa comercializa cerca de 280 itens, alguns naturais e todos hipoalergênicos.
Com muitos lançamentos anuais, as últimas novidades foram a chegada de vários produtos, como desodorantes livres de alumínio, maquiagens, cremes hidratantes e uma linha de cosméticos que faz parte de um novo conceito que é o Hipoalergênico 105. Na formulação destes produtos foram excluídas 105 substâncias com potencial alergênico ou prejudiciais à saúde e que são comuns até mesmo em produtos hipoalergênicos de outras marcas do mercado.
A entrada da
Alergoshop no setor de franquias significa um aumento do atendimento pessoal da empresa a clientes de diferentes locais do Brasil que, além de poderem comprar os produtos pela internet ou telefone, agora também podem adquiri-los pessoalmente e ainda esclarecer dúvidas diretamente com os vendedores da empresa.
Raio X da franquia Alergoshop:
Modelo Quiosque
Lucro médio sobre o faturamento: 14%
Prazo de retorno: 27 meses
Investimento inicial: 113 mil reais
Taxa de Franquia: 30 mil reais (já incluso no investimento inicial)
Capital de Giro: 25 mil reais (já incluso no investimento inicial)
Faturamento mensal bruto (estimado): 30 mil reais
Modelo Loja shopping / rua
Lucro médio sobre o faturamento: 14%
Prazo de retorno: 36 meses
Investimento inicial aproximado: 181 mil reais
Taxa de Franquia: 40 mil reais (já incluso no investimento inicial)
Capital de Giro: 30 mil reais (já incluso no investimento inicial)
Faturamento mensal bruto (estimado): 45mil a 65 mil reais