Acontece na próxima segunda-feira (27), no Japão, a inauguração da primeira unidade da The Red Academy, a rede de escolinhas de futebol do Sport Club Internacional. Localizada na cidade de Akashi (432 km de Tóquio), a franquia poderá atender até 500 alunos, de 4 a 16 anos.
A metodologia colorada de ensino será implementada por Wilson Souza, treinador da categoria sub-13 do Inter. Ele irá permanecer no arquipélago nipônico pelos próximos seis meses para orientação e capacitação dos professores japoneses, cujas aulas seguirão a mesma filosofia usada pelo Genoma Colorado – projeto do Inter que atua na formação esportiva e educacional de garotos. “Vamos aplicar a metodologia utilizada pelo clube na formação integral de jovens e difundir os conhecimentos obtidos, contribuindo para a evolução dos nossos alunos japoneses”, explica Souza.
O início das operações da The Red Academy representa o mais importante passo para a consolidação do projeto de expansão da marca “Internacional” no exterior – sobretudo no mercado asiático e entre o público jovem.
Pensando nisso, o clube irá associar os 300 primeiros alunos que se matricularem na escolinha. O objetivo é aproximá-los ainda mais da instituição e transformá-los em fãs, torcedores e consumidores em potencial de produtos, serviços e vantagens oferecidas pelo Inter. “Trata-se de um projeto consagrado, executado com sucesso no mercado asiático por clubes como Manchester United e Real Madrid”, lembra Adauri Silveira, vice-presidente de Marketing do Clube do Povo.
A rede
O modelo de negócios tratado pelos dirigentes do Inter e representantes da franqueadora, a empresa Ponte Feliz Sports, prevê cessão de know-how, suporte técnico e fornecimento de material esportivo pelo clube. Em contrapartida, os japoneses construíram a unidade e irão cuidar do dia a dia da operação.
O Colorado não terá despesas com a escolinha e ainda ficará com 10% da receita obtida com os alunos. O Inter também terá a prioridade sobre jovens talentos que porventura surgirem no local e poderá realizar clínicas de futebol e intercâmbio de atletas e comissão técnica.
Até 2014, o clube pretende abrir outras cinco academias no Japão. A meta é chegar a dez nos próximos quatro anos. China, Coreia do Sul e Tailândia devem ser os próximos países a receber unidades da The Red Academy. “A Ásia é o mercado mais promissor do nosso projeto de expansão da marca ‘Internacional’ pelo mundo”, confirma Jorge André Avancini, diretor executivo de Marketing do Inter. “Acreditamos que essa iniciativa irá contribuir, efetivamente, para nos tornarmos pelo menos o segundo time de muitos desses jovens torcedores e fãs do futebol brasileiro.”
:: Leia mais: Inter inaugura 1ª escolinha no Japão em abril