Cada vez mais atrativo, o franchising vive um momento econômico favorável. Em 2012, o setor, que ainda não teve os números finais divulgados, espera ter alcançado um faturamento de R$ 120 bilhões. No entanto, assim como aumentam os números do segmento, ampliam também os desafios das franquias em crescerem mantendo a qualidade.
A AMA TERRA, franquia de produtos ecológicos e sustentáveis, que hoje possui 15 unidades, distribuídas em nove estados, uniu setores promissores da economia para aliar a expansão e a qualidade de suas unidades: Econegócio e Empreendedorismo Social.
Com cerca de 200 itens no portfólio, que vão de Moda & Acessórios até itens de Decoração Sustentável, a rede oferece aos franqueados a possibilidade de atendimento a clientes, tanto do varejo quanto do atacado (empresas que compram material personalizado), loja virtual e estoque customizado (debitado do franqueado de acordo com a demanda).
Baixo custo de investimento e possibilidade home-based
O investimento inicial para abrir uma franquia da rede é de R$ 14 mil, incluindo taxa de franquia. Além disso, a AMA TERRA permite ao franqueado ter suas operações em modelo home-based, o que, segundo Alexsandra Azevedo, gerente comercial da empresa, “diminui os custos de operação do empreendedor e o auxilia a viabilizar o negócio mais rapidamente”.
E-commerce personalizado alavanca vendas
Ter uma loja virtual pode ajudar o franqueado a expandir os negócios. Alexsandra explica que “o e-commerce permite ao franqueado atuar além de seus limites territoriais. E, ainda mais hoje, quando a internet se consolida cada vez mais no mundo empreendedor, ter outro canal de vendas é um fator decisivo para potencializar as vendas de qualquer empresa”.
:: Leia mais: Franquias Verdes comemoram mercado promissor