Início / Notícias / Saúde, Beleza e Bem-Estar / Franquia de essências da Amazônia prioriza qualidade

Franquia de essências da Amazônia prioriza qualidade

Empresa cadastra comunidades de fornecedores locais de insumos

Franquia de essências da Amazônia prioriza qualidade
Sua Franquia Publicado em 28 de Julho de 2010 às, 13h08. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

A Chamma Essências da Amazônia iniciou o processo de transformação em franqueadora em 1999, incubada na Universidade Federal do Pará, apoiada pelo Sebrae no Pará. A preocupação com a qualidade e confiabilidade dos produtos são prioridades da marca amazônica com matriz em Belém, de acordo com Fátima Chamma, diretora da empresa. O empreendimento vai completar meio século de atividades em outubro. Há 17 anos,ela está a frente do negócio criado por seu pai, Oscar Chamma, ‘um químico alquimista’, segundo sua definição.

Formado em contabilidade, por não existir universidade e muito menos curso de bioquímica, na época, Oscar Chamma se dedicou a desenvolver fórmulas com essências da Amazônia por conta própria, conversando e pesquisando os hábitos dos habitantes da floresta, e estudando em livros. Insumos como álcool e vidros para fazer os perfumes tinham de ser importados, conta Fátima.

“Ele inventava as fórmulas, baseadas nos conhecimentos dos ribeirinhos e índios, pessoas que admirava muito. E todas eram aprovadas pelo Ministério da Saúde, pois não havia a Anvisa, naquele tempo”, relata. Antes, todas as amostras dos produtos eram submetidas à análise do Instituto Adolf Lutz, em São Paulo. As comunidades fornecedoras dos insumos locais são cadastradas, desde então, segundo ela. Outra característica do criador da Chamma Essências da Amazônia era seu aguçado olfato, diz a filha e empresária. “Cresci escutando ele dizer: que terra abençoada! Aqui ninguém planta, só colhe”, conta, emocionada.

Para ser franqueador da marca, é preciso estar de acordo com a filosofia da empresa, cujo lema é a sustentabilidade, explica Fátima.“A preocupação com a sustentabilidade sempre existia, só não havia essa palavra. Hoje, qualidade é inerente a qualquer negócio, confiabilidade no produto é que é difícil”, observa. “ Não é nosso objetivo concorrer com marcas de produção em larga escala. Somos diferentes e trabalhamos de forma diferente”, justifica.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?