A Via Verde Produtos Naturais inaugurou no último final de semana sua primeira loja em São Paulo. É a continuidade do plano de expansão da marca, que tem origem no Rio de Janeiro. A nova unidade é a única do ramo a funcionar no Shopping ABC, em Santo André, no ABC Paulista. A previsão da rede é de abrir mais três lojas no Estado até o final deste ano e atingir 20 pontos-de-venda na região em cinco anos.
A nova unidade, sob a direção de Tânia Krauss, 38 anos, conta com lanchonete e um mix variado de alimentos diet e light, condimentos, especiarias, ervas, farelos, chocolates e sucos naturais. Além destes produtos, a loja oferece artigos que seguem uma linha zen e esotérica como livros, jogos, CDs, incensos, velas aromáticas, objetos de decoração, presentes e até uma linha de cosméticos orgânicos. Durante a semana de inauguração, haverá degustação diária de produtos naturais, além de sorteios de presentes para os clientes.
Tânia que é farmacêutica e sempre trabalhou com homeopatia descobriu em Santo André que as pessoas que a procuravam apresentavam uma enorme necessidade de consumir produtos naturais e orgânicos. Foi então que resolveu investir no mercado de produtos naturais através da abertura de uma franquia.
“Sempre morei em Santo André e também sentia essa necessidade na região, sobretudo, por uma questão de saúde e bem-estar. Escolhi o shopping por ser um lugar de grande concentração de pessoas e pelo fato da loja ser a única neste ramo no local”, ressaltou a farmacêutica.
Mais do que produtos naturais e orgânicos, Via Verde em Santo André ingressa no conceito total de qualidade de vida e bem-estar. Os vendedores são treinados para dar informações e ajudar os clientes na escolha de produtos que melhor se adéquem às necessidades de sua compra em um clima de paz, harmonia e tranqüilidade embalado por música relaxante e incensos. "São Paulo é uma cidade com grande potencial para produtos e alimentos naturais. Tem uma enorme concentração de pessoas que vivem a correria do dia-a-dia e estão cada vez mais interessadas no bem-estar. Consumir estes produtos saudáveis virou um estilo de vida. É importante investir em lugares com esse perfil”, ressalta Paulo Roberto Sattler Junior, diretor de franquias da rede.
Novos investimentos
A Via Verde Produtos Naturais vem investindo no mercado de franchising desde 2003. Fundada há 10 anos a rede de lojas mantém sua sede em Petrópolis, região Serrana do Rio de Janeiro, e lojas no Largo do Machado, Méier, Botafogo, Laranjeiras e Tijuca, na capital carioca; Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias e no Balneário Camboriu, em Santa Catarina. O Faturamento médio da rede gira em torno de R$ 70 mil mensais. A marca espera para 2009 um crescimento de 20% no faturamento e inaugurar outras cinco lojas.
Para ser um franqueado da Via Verde Produtos Naturais a exigência é de que o empreendedor se identifique com a área de saúde e bem estar, tenha boa capacidade de gestão de negócios, iniciativa comercial e junto ao público, facilidade no atendimento e relacionamento com clientes, capacidade de gerenciar processos de compras de produtos e estoque.
Os investimentos necessários para a abertura de uma franquia Via Verde variam de acordo com o tamanho da loja, localização, potencial de consumo local e ocasião de abertura da loja. Tendo como base uma loja de 50 m2 o investimento mínimo inicial é de aproximadamente R$ 135 mil, não estando incluído valor do ponto comercial.
Ao ingressar no sistema de franquias, o franqueado, adquire o direito de utilização da marca e recebe um pacote técnico que engloba todos os serviços, tais como, pesquisa de mercado e definição do mix de produtos, orientação para análise, avaliação escolha e locação do ponto comercial, projeto arquitetônico e lay out padrão de loja, apoio na seleção da equipe de vendas, treinamentos periódicos aos franqueados e funcionários, software gerencial para loja, equipe de supervisão e marketing.
“Hoje as pessoas vêem a Via Verde Produtos Naturais como uma loja que tem como objetivo trazer os benefícios da natureza para o dia a dia das pessoas, estimulando e reeducando uma alimentação com produtos naturais e orgânicos que promovem o bem-estar. Consumir estes produtos virou um estilo de vida, de coisas positivas, saudáveis e boas para o planeta”, destaca Paulo Roberto Sattler Junior.