Recife acaba de ganhar mais uma loja da maior franquia especializada em produtos naturais e orgânicos e para bem-estar da América Latina. O principal diferencial da nova loja Mundo Verde na capital pernambucana é o sistema de venda a granel. É possível escolher entre mais de 200 tipos de cereais, chás e temperos, que são pesados e embalados na hora, na presença do cliente, como em um antigo armazém. Este modelo de atendimento foi experimentado com sucesso recentemente na loja da rede em Florianópolis (SC) e agora estréia na Região Nordeste.
Esta é a primeira loja de rua da franquia em Recife – as outras três funcionam nos shoppings Recife, Tacaruna e Plaza – e a sexta em Pernambuco. Há ainda unidades em Petrolina e em Fernando de Noronha, esta última aberta no verão passado e festejada como a primeira franquia de uma grande rede a se instalar no arquipélago. O crescimento em Pernambuco faz parte da estratégia do Mundo Verde de ampliar sua presença no Nordeste, onde já possui 20 lojas.
“Queremos abrir quatro lojas por ano na região”, afirma o diretor de expansão, Elísio Joffe. Para isso, a rede participou recentemente da Franchising Nordeste, em Recife, onde prospectou diversos interessados em expandir a marca nas capitais nordestinas e também nas principais cidades do interior. A primeira unidade em Alagoas já está confirmada para agosto, em Maceió (AL), no Shopping Maceió Hiper Farol.
Mais sobre a nova loja
A nova loja da rede MUNDO VERDE na capital pernambucana fica em um casarão restaurado do Século XIX, em frente ao Mercado São José, o mais antigo da cidade, no coração do movimentado centro histórico. Com oito funcionários para atendimento, oferece em seus 70 metros quadrados uma opção completa para quem procura alimentação e estilo de vida saudáveis. O mix inclui alimentos light, diet, orgânicos e sem glúten, fitoterápicos, vitaminas e suplementos alimentares para atletas, entre outros. Tudo voltado para a saúde do corpo, da mente e do planeta.
A escolha do ponto, segundo o franqueado Manoel Machado, faz parte da estratégia de popularizar o consumo de produtos saudáveis entre os públicos das classes C e D, cujo poder de compra vem crescendo ultimamente em todo o Brasil. “Queremos levar este tipo de hábito até as camadas mais pobres, no comércio popular. Nossa idéia é trazer o Mundo Verde para os públicos classes C e D, que frequenta o comércio do centro de Recife”, conta Machado.
Machado aposta que o novo sistema de venda a granel deverá cair no gosto do recifense e dos turistas que frequentam a cidade, que inclusive podem degustar na hora algumas delícias, sem “peso na consciência”. “Já tinha visto este sistema de venda a granel em São Paulo e no Rio de Janeiro e resolvi trazer para Recife pois acho que aqui poderia comportar. Ainda estamos formando público, identificando as preferências. É um modelo novo, não havia nada parecido por aqui”, explica o empresário. Segundo ele, encontrar os fornecedores adequados ainda é uma batalha: “Estamos trazendo produtos de outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná”.
O franqueado, que também é dono de mais duas lojas Mundo Verde em Recife (shoppings Plaza e Tacaruna), decidiu montar a primeira franquia da rede na cidade há seis anos, após se aposentar como engenheiro da Chesf (Companhia Hidrelétrica de São Francisco). “Sempre fui consumidor de produtos naturais e, com a minha aposentadoria, resolvi investir em um segmento que me desse satisfação. Hoje trabalho vendendo saúde e por isso tenho que ficar satisfeito”, afirma ele, que esbanja vitalidade e dinamismo em seus ativos 62 anos.
Mais sobre a rede Mundo Verde
Ao longo de quase 22 anos, a Mundo Verde se consolidou como o precursora na proposta de desenvolver o conceito de vida saudável no mercado de varejo brasileiro, tornando-se a maior franquia do segmento na América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A primeira loja foi aberta em 1987, na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, com apenas um funcionário. Seis anos depois, a empresa optou pelo sistema de franquia para expandir seus negócios.
A filosofia “verde” de viver ganhou tantos adeptos que a rede cresceu e hoje emprega mais de 1 mil pessoas. São mais de 130 lojas e uma franquia internacional recém-aberta em Portugal, na região do Porto. Atualmente, o Mundo Verde está presente em 15 estados - Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina – e no Distrito Federal.
Cerca de 80 mil pessoas circulam diariamente pelas lojas Mundo Verde no Brasil, em busca de pelo menos um dos 5 mil itens oferecidos em cada unidade. O segredo de sucesso da rede não está simplesmente na grande diversidade de produtos em suas prateleiras, mas em oferecer “conceito completo em alimentação e vida saudável”. Para isso os atendentes – entre os quais profissionais de Nutrição – são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos.
Além de nutricionistas contratados para prestar informações diretamente aos clientes nas lojas, a rede oferece gratuitamente um serviço de orientação nutricional, o Alô Nutricionista, disponível em todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, pelo telefone pelo 0800-0222528.
Para disseminar informações sobre alimentação e hábitos de vida saudáveis, a rede promove outras ações, como distribuição de folders e folhetos nas lojas e vídeos educativos com nutricionistas em seu portal. Os livretos gratuitos Bem Natural e Receitas são outras ações focadas na oferta de informação para o público. Uma newsletter eletrônica distribuída mensalmente para mais de 25 mil clientes cadastrados no portal completa a preocupação da rede com informação de qualidade sobre alimentação e hábitos para uma vida mais saudável. Diversas lojas oferecem ainda palestras sobre alimentação e cuidados com a mente e o corpo.