Balneário Camboriú (SC) vai ganhar ainda mais qualidade de vida neste verão. A capital catarinense do turismo recebeu no dia 10, a sua primeira loja MUNDO VERDE, maior franquia especializada em produtos naturais e orgânicos e para bem-estar da América Latina. Esta é a segunda unidade do Mundo Verde em Santa Catarina – a primeira foi aberta em setembro, em Florianópolis – e a sexta no Sul do País.
A nova loja marca a estratégia da rede de ampliar a sua participação no mercado da região. A rede inaugurou recentemente suas primeiras unidades em Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) e ainda este ano abrirá outra loja na capital catarinense (Floripa Shopping). Na região, a rede mantém mais três unidades no Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Pelotas e Bento Gonçalves). Criada há 21 anos no interior do Estado do Rio de Janeiro, a rede está presente no Brasil com 140 lojas, entre abertas e assinadas, e mantém franquias internacionais em Angola e Portugal – esta a ser inaugurada em breve.
Em Balneário Camboriú, a franqueada Ana Cristina Gaspary está otimista. “Acho que Balneário Camboriú tem tudo a ver com a proposta do Mundo Verde. É uma cidade de praia, muito bem freqüentada. Aqui tem pessoas preocupadas com alimentação e qualidade de vida”, justifica a empresária, que terá o apoio da filha, Roberta Gaspary Pinto, 21 anos, para conduzir os negócios.
O público que pretende atingir é bem diversificado: vai desde surfistas e adolescentes que malham nas academias e gostam de suplementos até o pessoal da terceira idade, que gosta de praticar exercícios físicos na praia e consumir produtos saudáveis ou possui restrições alimentares por conta de diabetes, hipertensão ou outros distúrbios. Na semana de inauguração oferecerá degustações e promoverá o sorteio de uma cesta de Natal para os clientes.
Mais sobre a nova loja
Localizada no Balneário Camboriú Shopping e com 60 metros quadrados – incluindo uma lanchonete –, a unidade oferece um mix variado de mais de 7 mil itens, que vão desde alimentos (integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose, diet e light, mel e derivados, chás, pães, biscoitos, doces e balas) até suplementos para atletas e cosméticos naturais.
Há ainda uma linha variada de livros, CDs de relaxamento, incensos, presentes conscientes e outros produtos voltados para o bem-estar e a qualidade de vida. A equipe conta com oito funcionários, entre os quais uma nutricionista habilitada a prestar informações sobre alimentação saudável e tirar dúvidas de clientes. Na lanchonete da loja, é possível degustar na hora sanduíches, salgados e tortas integrais, diet e light.
A loja é o primeiro empreendimento da psicóloga gaúcha Ana Cristina Gaspary, que decidiu apostar em um negócio próprio que se identificasse com seu estilo de vida. Como a maioria dos franqueados da rede Mundo Verde, Ana é uma típica consumidora que se torna franqueada.
Adepta da alimentação vegetariana há muitos anos, Ana conheceu o Mundo Verde em Porto Alegre (RS), onde vivia. Depois, mudou-se para o Nordeste, onde a rede também tem presença forte, e há cerca de um mês deixou Salvador (BA), onde vivia com a família, para montar a sua primeira loja da rede em Balneário Camboriú.
Ela acredita que esta identificação com a marca será um fator decisivo para o sucesso da loja. “Eu consumo não só alimentos, mas também fitoterápicos, cosméticos naturais, CDs de relaxamento, incensos, artigos esotéricos e mais um monte de coisas que têm por aqui”, conta ela.
Segundo Ana, a grande diversidade de produtos da loja tem atraído a atenção das pessoas que passam pelo shopping. “Minha expectativa é excelente e estou bastante empolgada. Conheço outras lojas do Mundo Verde em Porto Alegre, Recife, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro e creio que também faremos sucesso aqui”, aposta, otimista.
Conceito em vida saudável
O segredo de sucesso do Mundo Verde não está simplesmente na grande diversidade de produtos em suas prateleiras, mas em oferecer “conceito completo em alimentação e vida saudável”. Para isso os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos.
Além de nutricionistas contratados para prestar informações nas lojas, os clientes ainda podem recorrer ao Alô Nutricionista, pelo 0800-222528, um serviço gratuito disponível em todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, e também no site da empresa – www.mundoverde.com.
Os livretos gratuitos Bem Natural e Receitas, distribuídos gratuitamente nas lojas da rede, são outras ações focadas na oferta de informação para o público. Uma newsletter eletrônica distribuída mensalmente para os clientes cadastrados em seu site completa a preocupação da rede com informação de qualidade sobre alimentação e hábitos para uma vida mais saudável.
A rede também enfatiza os conceitos de comércio justo, consumo consciente e responsabilidade social e ambiental. A começar pelos uniformes dos funcionários, que são feitos com fibras de garrafas pet. A rede oferece embalagens de presentes em papel reciclado e a ecobag Mundo Consciente, feita em juta, para substituir o uso de sacolas plásticas nas compras.
Outra iniciativa é a comercialização da Vassoura Ecológica feita de pet por comunidades de catadores de lixo no interior do Rio de Janeiro. A rede promove ainda o premiado projeto Mundo do Faz e Conta, que leva sessões de contação de histórias a crianças carentes.
Expansão no Brasil
O processo de expansão da rede MUNDO VERDE no mercado nacional tem como principal foco o Estado de São Paulo, onde a rede crescerá cerca de 50% este ano, com a abertura de sete novas lojas. A previsão é encerrar 2008 com 20 lojas na capital e interior, entre abertas e assinadas, o dobro das 10 existentes no início de 2007. Para 2009, já estão confirmadas duas novas unidades: Vila Pompéia e Vila Leopoldina.
A rede também pretende conquistar novos mercados em todas as regiões do País. Uma prioridade de 2008, que se manterá em 2009, é a ampliação da operação Norte/Nordeste. No primeiro semestre, a rede abriu a segunda loja em Belém (PA) e no final de outubro, a primeira de João Pessoa (PB). Para 2009, já estão confirmadas a sexta loja de Salvador (BA) e a primeira em Fernando de Noronha (PE) – esta última abre as portas já no início de janeiro.
No Centro-Oeste, a rede também cresceu este ano, estreando em Goiás, com a abertura da primeira loja na capital Goiânia e uma operação no Museu da Soja, em Caldas Novas, além da unidade já existente em Brasília (DF). Apesar do crescimento em todo o país, a rede continua se expandindo no Rio de Janeiro, estado onde a marca surgiu e que concentra 60% de sua operação. Este ano já foram inauguradas unidades em Rio das Ostras, no litoral norte fluminense, e nos bairros cariocas da Tijuca e Vista Alegre.
Em 2009, Barra Mansa, no sul fluminense, ganhará a primeira loja da rede. Com isto, a rede encerrará 2008 com total de 82 unidades no Estado do Rio, incluindo quatro lanchonetes Mundo Verde Sucos e o Quiosque Mundo Verde, em Itaipava, Petrópolis, cidade que também sedia o escritório da franquia e onde surgiu a primeira loja da marca, em 1987.