Início / Notícias / Responsabilidade Social / Nordeste lidera regulamentação de sistema de logística reversa de embalagens em geral

Nordeste lidera regulamentação de sistema de logística reversa de embalagens em geral

Estados da Paraíba, Pernambuco e Piauí estabelecem diretrizes por meio de decretos estaduais e tornam obrigatório o verificador independente

Nordeste lidera regulamentação de sistema de logística reversa de embalagens em geral
Sua Franquia Publicado em 12 de Janeiro de 2023 às, 04h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 12h56.

Compartilhe:   

 

Após decreto assinado no final de 2022 os estados de Paraíba e Pernambuco passam a ter regulamentada as regras relativas as ações de logística reversa de embalagens em geral. Os estados se unem ao Piauí, que foi o primeiro a regulamentar tais iniciativas, isso em janeiro de 2022. Em breve se unem a essa ação Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que estão em processo de regulamentar seus sistemas de logística reversa de embalagens.


"Implementar de fato a logística reversa das embalagens em geral é um desafio, sendo que os Estados do Brasil onde houve a sua regulamentação por decreto o avanço foi significativo, a exemplo de Mato Grosso do Sul. Esta experiência foi tão positiva que foi adotada como sugestão tanto pela ABRAMPA - que firmou um acordo de cooperação técnica para auxiliar os Estados em sistemas de informática para controle desta matéria - quanto pela CMA/CNMP, que lançou um manual de boas práticas em que consta esta sugestão”, explicou o Promotor de Justiça do MS, Luciano Furado Loubet, Vice-Presidente da ABRAMPA e membro da Comissão de Meio Ambiente do CNMP.


Sobre as regras

Decretos estaduais publicados no fim de 2022 definem diretrizes, estratégias e responsabilidades e tornam obrigatória a presença do verificador independente na comprovação da veracidade, autenticidade, unicidade, não colidência e custódia das notas fiscais emitidas pelos operadores do sistema e oriundas das operações de comercialização de produtos e de embalagens recicláveis.


Reciclagem no Brasil

De acordo com estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o índice de reciclagem no Brasil é de apenas 4%. O Panorama dos Resíduos Sólidos 2021 traz o dado de que o País contabilizou 27,7 milhões de toneladas anuais de resíduos recicláveis. O índice é muito abaixo de países de mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, que apresentam média de 16% de reciclagem, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA).

Fonte
Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?