Notícias / Redes Sociais / Marketing de influência: como construir relacionamentos autênticos e atingir o público-alvo?

Marketing de influência: como construir relacionamentos autênticos e atingir o público-alvo?

Em artigo, CEO da Giuliana Flores Clóvis Souza, fala das estratégias com influencers para construir relacionamento com consumidor

Compartilhe:   

Na era dos influenciadores digitais, uma das estratégias mais aderentes para empresas atingirem seu público-alvo é o marketing de influência. O conceito se consolida um grande propulsor para as marcas na internet, já que os influencers contam com público fiel e têm alto poder de persuasão sobre sua audiência.

Esses grupos representam uma parte importante dentro do universo digital especialmente em redes como Instagram, TikTok e YouTube. Hoje, até o LinkedIn está entrando na onda e criando conteúdos mais atrativos no campo corporativo. O fato é que os influenciadores contam com uma audiência muito bem-definida que acompanha seus trabalhos e aceita suas dicas.

No Brasil, as pessoas passam em média nove horas conectadas à internet. Nessa terra de consumo de dados, os influencers são os reis e rainhas dos conteúdos: 77% dos brasileiros afirmam seguir algum tipo de influenciador, de acordo com a pesquisa Marketing de Influência no Brasil, realizada pelo Opinion Box, em 2022.

É importante entender ainda que eles constroem afinidade com seus seguidores. Essa aproximação gera confiança e estimula as vendas. Não à toa, o estudo revelou também que 55% das pessoas já compraram algum produto por indicação de suas personalidades favoritas.

Além das já conhecidas estratégias do meio digital, o marketing de influência se tornou uma forma de se comunicar com o consumidor de modo mais próximo e descontraído. Traz publicidade atrelada a outros conteúdos mais amplos e ao tempo para demonstrar as funcionalidades do produto por meio de vídeos ou lives nas redes sociais. Devido à audiência definida e engajada, essas personalidades conseguem se comunicar claramente e entregam alto valor para os seguidores.
São grandes as chances de sucesso. Mas como fazer a escolha e os investimentos mais certeiros para construir relacionamentos autênticos com os consumidores e atingir seu público-alvo? Primeiramente, ficar de olho nas tendências é fundamental para saber como aplicar a sua estratégia de marketing de influência da forma correta. Isso engloba a rede ideal, o conteúdo mais assertivo e o melhor produto a ser apresentado.

Outra dica essencial é entender o papel dos microinfluenciadores e o resultado que eles podem gerar no seu segmento. Muita gente relaciona a palavra influencer apenas às grandes celebridades. No entanto, a verdade é que as empresas têm muitas opções. O segredo está em encontrar alguém que faça sentido para a sua marca e essa pessoa pode estar próxima ou até mesmo dentro da sua empresa.

O ideal é mapear os influenciadores do seu setor, quem são as pessoas que fazem a cabeça dos seus consumidores e quais os tipos de conteúdos que seus potenciais clientes seguem. Definida a parceria, é essencial apostar em criatividade. Não imponha obstáculos na maneira como irá estruturar sua campanha de marketing de influência e lembre-se de que as pessoas desejam mensagens reais. Portanto, não tenha medo de ousar e ser criativo.

A maior vantagem dessa modalidade de propaganda é que a relação com o cliente é construída de maneira orgânica, tornando a interação muito mais verdadeira. As estratégias para atrair clientes são muitas, mas sem dúvidas fica mais fácil chegar até seu público e convencê-lo a acreditar na sua mensagem por meio de figuras cheias de credibilidade e poder de influência.
 
*Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, e-commerce de flores. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?