As pessoas estão cada dia mais envolvidas com o TikTok. De acordo com a pesquisa da Statista, o Brasil é o segundo país que mais usa TikTok no mundo. Além disso, segundo um levantamento encomendado pelo TikTok e realizado pela Nielsen, as peças voltadas para o aplicativo podem ser 73% mais eficientes do que o retorno médio de outras mídias digitais e 80% mais eficientes do que em mídias offline. Não à toa, muitas marcas já perceberam a força da plataforma e estão apostando em anúncios na rede para engajar os consumidores. Mas como criar vídeos que passem uma mensagem consistente ao mesmo tempo que retenha a atenção do público?
Com o objetivo de desvendar “os segredos do TikTok”, a VidMob, plataforma de Inteligência Criativa, produziu um estudo que identificou quais elementos criativos contribuem para um anúncio de sucesso. Para a pesquisa, a empresa analisou seis mil anúncios e 5,2 bilhões de impressões - curtidas, comentários e compartilhamentos -, usando Inteligência Artificial para identificar os principais elementos visuais e estratégias criativas das peças. Confira as descobertas!
Usar conteúdo nativo
Cada rede social tem um perfil próprio. É muito comum que os mesmos usuários procurem plataformas de acordo com aquilo que preferem ver em determinado momento. De nada adianta “copiar” para o TikTok o mesmo vídeo produzido para o Instagram, por exemplo. Certamente o conteúdo não terá o mesmo engajamento do público. Por isso, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é tão bem sucedido. Segundo o levantamento da VidMob, o uso de conteúdo feito por usuários nativos da plataforma resultou em um aumento de 297% na taxa de conversão, em comparação com criativos que não apresentavam UGC.
Fale olhando para a câmera
Para construir uma conexão mais forte com o público é preciso que o protagonista do anúncio considere uma abordagem com jeito de influenciador e fale diretamente para a câmera. Esse estilo gerou um aumento de 47% na taxa de conversão em comparação com a média.
Aproveite o poder da música
O TikTok é uma plataforma musical. A inclusão de música aumentou 86% em taxa de conversão, em comparação com o uso apenas de narração. Por isso, não negligencie o poder do áudio ao interagir com o público. Use a música para envolvê-lo e inclua narração para reforçar mensagens-chave.
Foco no produto
Mostre os benefícios e as funções do produto antecipadamente para atrair os espectadores e gerar cliques enquanto prende a atenção do público. A inclusão de um produto na primeira cena levou a um aumento de 186% na taxa de conversão em comparação com a introdução do produto posteriormente.
É importante também incluir protagonistas interagindo e exibindo o produto para ajudar os espectadores a se imaginarem com o produto. Essa ação gerou um uma taxa de conversão 22% maior em relação apenas às imagens do produto.
Não espere até o quadro final para criar uma chamada à ação clara
Inclua uma chamada à ação clara ação logo depois de apresentar o produto ou serviço para incentivar os espectadores a comprar. Ou seja, é importante que o começo da peça já apresente um link que indique uma ação - como aquele “saiba mais” comum em anúncios. Utilizar essa ação entre os 3 e 5 segundos iniciais do vídeo aumentou a taxa de conversão em 29% se comparado com um criativo com a ação no final.
Fonte
Divulgação