A hiperpersonalização é um recurso possibilitado pelas diversas tecnologias de dados, análise e automação que a transformação digital colocou à disposição do mercado.
A hiperpersonalização consiste em uma experiência customizada da jornada de compra do consumidor em tempo real e serve para atender a demanda de clientes que estão cada dia mais exigentes com as empresas. A busca por ‘reviews’ e opiniões de terceiros fazem parte da jornada de compra de muitas pessoas. Segundo dados da Math Ads, empresa que trabalha com gestão de mídias digitais, aponta que 9 em cada 10 brasileiros fazem pesquisa na internet antes de finalizar uma compra.
Para satisfazer a exigência dos consumidores, empresas investem em soluções que favorecem a experiência do usuário, e essa prática pode gerar bons resultados. Segundo uma pesquisa da Redaweb, uma empresa focada em desenvolver estratégias de marketing, revelou que 73% das marcas que têm notas acima da média no quesito experiência do cliente, aumentam o faturamento em 44% em comparação a concorrência.
“A experiência que a marca fornece ao público é um ponto muito considerável, pois um consumidor sempre faz um comparativo entre marcas concorrentes. É a partir disso, que a personalização das marcas surge para dar um realce ainda maior ao negócio, que envolve usar tecnologia para tratar os dados do comportamento de usuário, a fim de customizar a experiência de acordo com o tipo de cliente, influenciando na jornada de compra. Com o uso do serviço certo e de uma análise de dados é possível oferecer o produto ideal e com maior chance de gerar conversão de venda”, explica Raphael Oliveira, Sócio Diretor da Box Ideias.
Segundo dados da Open Text, empresa de software de gerenciamento de informações empresariais, que reforça a importância da hiperpersonalização das marcas, apontou que 70% dos consumidores voltam a comprar de marcas que os tratam de forma individualizada, o conceito vai além do atendimento, a experiência do cliente deve ser positiva o tempo todo que permanece em contato com a empresa, sendo ideal que o problema seja resolvido de forma rápida e eficiente.
A empresa precisa entender o perfil do seu público alvo, apesar de cada pessoa ser particular dentro de suas individualidades existem alguns perfis que podem ser categorizados como padrões, conhecidos como a persona do seu produto ou serviço.
A hiperpersonalização não está apenas ligada às etapas da venda, mas a forma de como isso é feito. Em um mundo em que se fala cada vez mais sobre humanização, as empresas precisam saber lidar com as pessoas, para isso, adicionar personalidade na comunicação é essencial, como criar um tom de voz da marca que vai ao encontro do tipo de cliente e saber identificar as melhores estratégias de marketing para atingir a personificação da empresa no subconsciente do consumidor.
A hiperpersonalização é capaz de tornar o ‘cliente indeciso’ em ‘cliente decidido’. Com base nisso, Raphael Oliveira, Sócio Diretor da Box Ideias, cita 4 estilos de clientes para a sua empresa reconhecer a fim de estipular as melhores ações para o seu funil de vendas:
1 - Cliente indeciso:
Perdeu o interesse no produto durante a jornada de compra, por falta de informação e já não está convencido sobre fechar negócio, aumenta a chance de buscar pela concorrência;
2 - Cliente especialista:
O tipo de cliente que tem muito conhecimento sobre o produto ou serviço que está procurando, pois já fez muita pesquisa e comparou preços em outros lugares;
3 - Cliente negociador:
A principal característica desse perfil é tentar tirar vantagem do vendedor ou do produto de algum jeito, às vezes negociando um desconto;
4 - Cliente decidido
O tipo de cliente que já sabe o que quer e onde encontrar, apenas vai até o local e faz a compra do produto ou serviço de uma marca específica.
A Box ideias oferece serviço de CRM para que as empresas possam manter contato com os clientes desde o interesse até a compra final, com uma comunicação personalizada. Tornar uma experiência única ao consumidor é fundamental para criar relações de negócio mais sólidas e humanizadas.
Fonte:
Divulgação