Puxado pelo Foodservice, o Brasil bateu recorde na abertura de empresas em 2024, com 4,3 milhões de novos negócios registrados – um crescimento de 12,3% em relação a 2023. O setor de “Serviços de Alimentação” liderou as aberturas, representando 6,5% do total. Os dados pertencem ao Indicador de Nascimento de Empresas da datatech Serasa Experian.
“O crescimento da demanda por comida pronta, a popularização dos aplicativos de entrega e os baixos custos iniciais para abertura de negócios, aliados a um amplo leque de possibilidades criativas, ajudam a explicar por que esse segmento lidera o surgimento de novas empresas. Além disso, o Brasil se destaca como um ambiente fértil para a inovação e o empreendedorismo”, comenta a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
Na visão macro dos setores, foi “Serviços” que liderou a criação de empresas em 2024 (73,6%), seguido por “Comércio” (19,2%), Indústria (6%) e “Demais” (1,2%), que inclui segmentos Primário, Financeiro e Terceiro Setor.
Na formalização dos negócios, a escolha predominante foi a categoria de Microempreendedores Individuais (MEIs) (71,7%), com “Sociedades Limitadas” (22,3%) em seguida.
SP, Minas e Rio lideram novos negócios no Brasil
Três dos quatro estados do Sudeste lideraram o ranking de abertura de empresas em 2024: São Paulo (1.344.434), Minas Gerais (459.819) e Rio de Janeiro (352.227).
Metodologia
Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.
Imagem: Canva