Rio de Janeiro recebe primeira unidade franqueada da Blue Sol Energia Solar: Unidade abre suas portas com investimento de R$ 190 mil e apta a instalar sistemas de geração de energia solar fotovoltaica em empresas e residências; expectativa da marca é chegar a 4 unidades no estado até o final do ano
A Blue Sol Energia Solar, empresa pioneira especializada no desenvolvimento de projetos, instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, capacitação de empreendedores e mão de obra para o setor – e agora franqueadora -, comemora a abertura de sua primeira unidade franqueada.
Com investimento aproximado de R$ 190 mil e sob o comando de Marcio Campos Cavalher Machado e Manoel Nilton da Costa Filho, a franquia abre suas portas no mês de março, no bairro Barra da Tijuca, com a expectativa de retorno do investimento em até 24 meses. Para isso, o planejamento prevê a instalação de 65 projetos por ano pela unidade. “O mercado é promissor. São 75 milhões de consumidores de energia elétrica no Brasil e 8 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica. A previsão oficial é que, em 2024, seja 1,2 milhão”, avalia Rafael Cafolla, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar.
De acordo com o executivo, o franqueado fica responsável pelas vendas e instalação dos sistemas. A franqueadora, por sua vez, cuida da elaboração dos projetos, fornecimento dos equipamentos, logística e conexão com as distribuidoras de energia elétrica.
Cafolla também informa que a meta da Blue Sol Energia Solar é chegar a 200 unidades franqueadas até o final de 2020. Para isso, mira cidades na região Sudeste, como São Paulo, Campinas (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG); na região Centro-Oeste, como Goiânia (GO), Brasília (DF); no Sul do país, como Curitiba (PR) e Londrina (PR); e no Nordeste, como Fortaleza (CE) e Natal (RN). Todos esses centros foram definidos com base em estudos feitos pela franqueadora, que avaliou o potencial de cada uma das cidades em uma série de aspectos para a viabilidade do negócio.
Para 2017, a meta é chegar a 20 franquias. O objetivo é instalar 4 unidades no estado do Rio de Janeiro. Para isso, a rede busca franqueados por meio de uma seleção bastante criteriosa. “Apesar de muito promissor, operar um negócio nesse setor não é como comercializar produtos ou serviços convencionais e gerir empresas de outras áreas comuns ao segmento de franquias. Temos nas mãos um produto e um serviço que exigem conhecimento técnico. Além de tudo, estamos trabalhando na mudança e criação de cultura das pessoas. Por isso, buscamos franqueados com perfil de gestor, conhecimento técnico e comercial para atuar em um setor novo, mas muito promissor”, explica Cafolla, que aposta e acredita no potencial da marca e do setor, especialmente pela inovação, no segmento de franquias.
Mais sobre a Blue Sol Energia Solar:
Empresa pioneira no setor de energia solar fotovoltaica, a Blue Sol Energia Solar foi fundada no ano de 2009. No início do negócio, a empresa fazia a importação, distribuição e revenda de equipamentos para sistemas fotovoltaicos. No entanto, observando o mercado, os sócios entenderam que poderiam contribuir com muito mais para o desenvolvimento do setor. Foi então que, em 2011, passaram a oferecer cursos para capacitação de mão de obra. Hoje, com sete anos de atividades, a Blue Sol atua em três frentes: desenvolvimento de projetos e instalações comerciais e residenciais de sistemas de energia solar fotovoltaica e capacitação, cursos e treinamentos na área para empreendedores. A empresa atua nacionalmente e contabiliza mais de 7.000 profissionais capacitados e mais de 500 sistemas fotovoltaicos conectados e comercializados. No último ano, a empresa mais que dobrou o número de colaboradores, totalizando 55 profissionais em atividade atualmente. De acordo com Luis Otávio Colaferro, sócio da companhia e diretor da área de treinamentos e marketing digital, isso se deve ao aumento de sistemas instalados no Brasil.