Ser rico era o sonho de criança de Hélio Tatsuo Yostsui, que dos 10 aos 19 anos trabalhou com seu pai em feiras livres de São Paulo, limpando e vendendo peixe. Perdeu sua mãe ainda criança, e como filho mais velho, precisava ajudar a sustentar os outros dois irmãos.
Era uma vida muito difícil, o empreendedor lembra emocionado que acordava de madrugada, pegava um ônibus para ir ao Ceasa fazer as compras do dia e corria para montar a barraca de peixe na feira livre. “Eu voltava para casa no período da tarde, e à noite ia para escola, foram anos nesta rotina”, lembra Tatsuo.
A rotina exaustiva fez com que o jovem desistisse dos estudos para poder se dedicar ao trabalho de feirante e ajudar nas despesas de casa, no entanto, passados alguns anos percebeu que precisava dar a volta por cima e buscar novos desafios.
Aos 20 anos, resolveu largar a feira e procurar outro emprego, foi quando conheceu a realidade. “Eu não tinha estudado e não sabia fazer mais nada na vida além de limpar peixe. A única profissão que me abraçou, onde tive uma oportunidade foi a de vendas”.
Tatsuo batalhou muito para se firmar no mercado de trabalho, e após alguns anos de trabalho árduo, passando por várias empresas de vendas, tornou-se um talentoso vendedor. Hoje, aos 46, comanda o grupo que fundou em 1997, a Hoken International Company.
A empresa começou como um escritório de representação comercial. O empreendedor desenhou, projetou e montou os primeiros produtos, afinal não tinha dinheiro para contratar engenheiros e outros profissionais para fabricá-los. A primeira produção contou com 200 purificadores de água que não funcionavam da maneira que almejava.
Esse contratempo não interferiu nos planos dele, que com a ajuda da esposa e a sua habilidade de vendas começou a construir a história de sucesso do Grupo Hoken.
Nessa época o trabalho de pesquisa de mercado foi determinante para a criação de um produto de alta performance. Mesmo sem recursos, Hélio visitou os EUA e participou da maior feira do segmento do mundo - a WQA, em busca de conhecimento. Começou ali a forjar parcerias com fornecedores internacionais e aos poucos aprimorou seus produtos e desenvolveu uma linha de purificadores de alta qualidade com padrão mundial.
Foi então que em 2000, tendo um produto eficiente e uma base de revendedores iniciada e em estruturação, optou em aderir ao canal de vendas por meio do segmento de franquias. Por meio da entrega de qualidade e da alta tecnologia em seus produtos, a marca faturou R$ 120 milhões em 2014 e possui expectativa de faturamento de R$ 150 milhões em 2015.