A Link Monitoramento, primeira empresa do país a atuar com rastreamento de veículos no formato de franquia, cria a empresa Link Rental com o objetivo de alugar equipamentos de rastreamento a franqueados. Hoje, a empresa possui 35 unidades espalhadas pelo país.
Segundo Silvio Torres, diretor-presidente da franqueadora, essa iniciativa pioneira no setor busca viabilizar a operação das franquias, que agora vão desembolsar menos recursos para manter o negócio. “O empreendedor deixa de imobilizar capital em estoque, que chega a ter um peso de até 60% dos custos e, com isso, necessita de um capital de giro menor”, ressalta.
Outro benefício do novo sistema é o desenvolvimento das franquias. Até então, a instalação estava limitada ao número de equipamentos adquiridos, o que não acontece mais com o modelo de comodato. “Com isso, a perspectiva é de que a franquia passe a vender no mínimo 50% a mais no mês”, observa.
É por isso que, inicialmente, a franqueadora não está visando lucro com a nova empresa por pelo menos 40 meses, tempo necessário para amadurecer esse novo formato e dar velocidade à comercialização dos rastreadores. “Atualmente, comercializamos em média cerca de mil peças ao mês”, afirma ele.
A Link Rental vem desempenhar ainda a função de fortalecer a rede de franqueados e, ao viabilizar a franquia, a própria marca ganha ao assegurar os royalties da operação. “Hoje a área de compras é estratégica para as empresas e temos nisso um diferencial competitivo. Já o franqueado, ao invés de tomar dinheiro no mercado para adquirir rastreadores, possui em nós a solução”, aponta Torres.