Foi da necessidade de reformar seu apartamento e não encontrar mão de obra qualificada que David Pinto se tornou um empresário do segmento de franquias. Em 2010, ele resolveu criar a rede Doutor Resolve – Reparos e Reformas – especializada em serviços de construção civil que, em menos de dois anos, abriu mais de 500 franquias pelo Brasil. E a marca não para de crescer, em 2013 começa a expansão para a Colômbia.
Assim como David, são diversos os franqueadores que, depois de conseguirem um acentuado crescimento nacional, resolvem expandir seus negócios para o exterior. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam que o número de bandeiras de empresas do Brasil franqueadas fora do país subiu de 65 em 2010 para 110 em 2012.
“O crescimento da Doutor Resolve no Brasil chamou a atenção do mundo e passamos a ser procurados por diversos investidores internacionais”, relata David, quem afirma que precisava iniciar sua expansão na América do Sul para conhecer o mercado internacional e ganhar mais experiência.
O empresário assegura que a preferência pela Colômbia se deu em razão do desenvolvimento econômico do país e também do parceiro local da Doutor Resolve, o máster franqueado internacional Felipe Castro, já atuar como franqueador de sucesso e ter um know-how nesta área de franquias.
De acordo com o Departamento Administrativo Nacional de Estatísticas (Dane), o PIB da Colômbia cresceu 4,9% no segundo trimestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano anterior. O mesmo órgão responsável pelo cálculo afirma que o crescimento foi impulsionado pelo setor de mineração e energia e também pela construção civil, especialização da Doutor Resolve – Reparos e Reformas.
David relata que a expectativa é abrir 300 franquias na Colômbia, em apenas dois anos. A inauguração da primeira unidade internacional está prevista para junho.
Quanto aos critérios de seleção dos franqueados, o empresário explica que, assim como no Brasil, será feito através de uma escolha rigorosa e todos os candidatos selecionados receberão total apoio e suporte junto ao máster Felipe Castro, que já fez todo o treinamento necessário para replicar a expansão do negócio. “O perfil do franqueado que buscamos na Colômbia não é muito diferente daqui: o empreendedor da nova classe média, que busca atender com excelência os serviços de reparos e reformas”, diz o fundador do grupo.
Além de prestar atividades no ramo de reparos, David também se preocupou em proporcionar oportunidades de especialização neste setor e criou, em 2011, uma nova marca de franquias destinada a oferecer cursos profissionalizantes de construção civil, o Instituto da Construção.
“Através desta instituição, não apenas aumentamos as opções de especialização na área como já direcionamos alguns de nossos alunos para trabalhar na Doutor Resolve – Reparos e Reformas”, diz David, quem completa que também pretende expandir em breve a marca do Instituto da Construção para a Colômbia, repetindo a mesma fórmula feita no Brasil. “Vale informar que o investimento em conjunto do início desta operação na Colômbia será de 5 milhões de dólares”, conclui o presidente da empresa.
:: Conheça mais franquias de serviços