Início / Notícias / Negócio Próprio / Brasil tem maior taxa de empreendedorismo dos últimos anos

Brasil tem maior taxa de empreendedorismo dos últimos anos

Incremento na taxa de empreendedores estabelecidos, aqueles com negócios há mais de 3,5 anos de atividade, impulsionou o índice

Brasil tem maior taxa de empreendedorismo dos últimos anos
Flávia Denone Publicado em 28 de Março de 2025 às, 08h00. Atualizado em 28 de Março de 2025 às, 08h00.

Compartilhe:   

A taxa de empreendedorismo no Brasil atingiu o maior patamar dos últimos quatro anos, saltando de 31,6% para 33,4% em 2024. De acordo com a mais recente edição do Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024), considerada a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo e feita, no Brasil, pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), o país possui 47 milhões de brasileiros envolvidos com um negócio (incluindo os formais e informais).

Entre os fatores que favoreceram esse incremento está o aumento na Taxa de Empreendedores Estabelecidos, aqueles com mais de 3,5 anos de operação. Esse indicador saltou de 8,7%, em 2020, para 13,2% no ano passado. Com o resultado do ano passado, o Brasil avançou duas posições – da oitava para a sexta – no ranking de países com a maior Taxa de Empreendedores Estabelecidos, ultrapassando países como Reino Unido, Itália e Estados Unidos, por exemplo.

"Isso se deve aos avanços da nossa economia que está no rumo certo. O empreendedorismo no Brasil só ganhou a importância que tem hoje porque o país teve um Presidente da República que criou um arcabouço de regulamentações e mecanismos protetivos, que construíram pilares para a edificação desses negócios em bases sólidas."  Décio Lima, presidente do Sebrae.

“Foi o presidente Lula quem criou o Simples Nacional, sancionou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, instituiu a figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI). Tudo isso, sem deixar de lado, as conquistas já consolidadas, como o Sebrae, uma das poucas instituições do mundo, na sua especificidade, voltada unicamente para apoiar os cerca de 95% dos negócios brasileiros, que estão na categoria, no país, de micro e pequenas empresas e MEI”, completa o presidente.

A pesquisa aponta ainda que, em 2024, aumentou a taxa de “Empreendedorismo Total”, que reúne também os empreendedores iniciais (com até 3,5 anos de atividade), passando de 30,1% para 33,4%. O Monitor Global de Empreendedorismo (GEM, na sigla em inglês) é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo. Realizada desde 1999, contabiliza a participação de mais de 120 países. No Brasil, para a edição de 2024, foram entrevistados 2 mil adultos e 58 especialistas.

Fonte

Agência Sebrae 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?