O Sebrae está empenhado em mostrar a importância da saúde mental para quem empreende e lançou uma campanha em suas redes sociais (Instagram, Facebook e Linkedin) convidando o empreendedor a praticar o autocuidado. O tema se tornou um dos mais populares nas redes sociais da instituição e ganhou força depois da pandemia, quando a inteligência emocional virou prioridade nas empresas, dentro de um contexto cada vez mais dinâmico.
Não perca tempo e conheça alguns dos principais cuidados que todo empreendedor deve praticar:
1) Seja humano
É importante reconhecer a própria humanidade, suas dificuldades e fragilidades. Isso vale tanto para o empreendedor quanto para o colaborador. Em muitos dos casos, o burnout surge quando a pessoa tenta ir além de suas capacidades, não admitindo jamais suas fragilidades.
2) Identifique os momentos críticos
Fique atento aos aspectos (gatilhos) que podem levar ao estresse. Iniciativas como respirar fundo, fazer meditações e dar uma pausa entre um trabalho e outro pode ser fundamental e o início para um autoconhecimento.
3) Descanse
Quando o cérebro não tem descanso, o corpo pode ficar enfraquecido. Então, fique atento aos períodos de pausa e, se necessário, marque na agenda.
4) Administre os pensamentos
Para manter o foco e a saúde mental equilibrada é importante também administrar os pensamentos e sentimentos negativos e aceitá-los, dando a si mesmo tempo para resolver o que os está causando.
5) Aprenda
Cada vez mais é preciso se informar sobre saúde mental. Procure especialistas e tente coibir o desenvolvimento psicossocial tóxico, negativo, priorizando sua saúde mental e o seu bem-estar.
6) Um passo de cada vez
Os empreendedores são particularmente propensos a experimentar todo tipo de estresse ao longo do dia, causado por preocupações financeiras, incertezas do mercado etc. Cuidado com inovações em excesso e movimentos ousados.
7) Gentileza
Cuide-se e seja gentil com você mesmo e saiba que não está sozinho.
A escritora, apresentadora e psicanalista Elisama Santos reforça o autocuidado que deve ser praticado diariamente pelos donos de pequenos negócios. “Uma dica é definir o que mostra que você está bem. Dessa forma, você vai perceber quando as coisas começam a sair dos trilhos. Se observe e veja os sinais que mostram que você está precisando de descanso e de ajuda. Ninguém é super nada. Essa coisa de empreender, de não ter horário, por vezes, faz com que a gente não coloque limites. E limite é cuidado. Se cuide, pois você é o único representante do seu sonho”, aponta a especialista.
Sobre a Campanha
A nova campanha do Sebrae tem como objetivo reconhecer os desafios diários de quem empreende, oferecer conexão e promover o bem-estar, resultando em negócios mais prósperos. Dados do e-book “Saúde Mental do Empreendedor”, do Sebrae, mostram que 37% dos empresários sofrem de burnout, 22% têm ataques de pânico e 85% lidam com ansiedade.
Um estudo recente da Troposlab e Universidade Federal de Minas Gerais também mostrou que 94% de quem empreende já relatou pelo menos um sintoma de instabilidade emocional relacionado ao trabalho. As principais causas incluem o desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal (43%), medo do fracasso (30%) e situação financeira da empresa (60%).
Fonte
Agência Sebrae