Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais importante que os negócios estejam presentes também no ambiente digital para que sejam bem-sucedidos. Há uma tendência de empreendimentos no ambiente on-line, como e-commerces, marketplaces, soluções SaaS, serviços de assinaturas, social commerce, cursos digitais, consultorias on-line, aplicativos, serviços de streaming, entre outros.
O gerente de Soluções do Sebrae, Eduardo Curado, aponta que houve um crescimento da digitalização dos negócios desde a pandemia.
"Principalmente em um mundo pós-pandemia, onde mesmo aqueles consumidores que não tinham o hábito do consumo on-line se viram forçados a aderir a esse modelo. Seja na hora de comprar algo para comer, fazer compras de mercado ou até mesmo compra roupa." Eduardo Curado, gerente de Soluções do Sebrae.
Do físico para o digital
Ilzila Oliveira e o marido Antônio Lomar são pequenos empreendedores da cidade de Alegre (ES) que reconheceram a importância da presença digital para o crescimento dos negócios. Eles transformaram a lan house em uma loja mais ampla, com serviços de gráfica, além da venda de computadores, acessórios e serviços de manutenção. “Vi a necessidade de ampliar o leque de segmentos, como moramos no interior, trabalhar com apenas um segmento é mais difícil. Hoje, nós temos cinco segmentos para atender a toda a família. Em um só lugar, o cliente encontra vários serviços”, conta Ilzila.
A loja é dividida em três partes: papelaria e gráfica; livraria e brinquedos pedagógicos e informática e segurança eletrônica. Com a pandemia, a empresária começou a investir nas vendas pelo Whatsapp e na entrega dos produtos, além da divulgação pelas redes sociais. “Antes da pandemia, nossa presença no digital era mínima, com algumas redes sociais, um site pobre. Com a pandemia, tivemos que fechar as portas. Eu queria que o cliente mesmo em casa pudesse passear pela loja. Contratei uma pessoa exclusivamente para fazer os stories da empresa e cuidar das redes sociais. Então, cada dia mostrávamos um produto da loja, de algum segmento”, relata.
O site da empresa também foi renovado e os canais de vendas ampliados. Ilzira e o marido fecharam parcerias com os marktplaces Amazon, Magalu e Maderia Madeira e passaram a vender para todo o Brasil. Além de cursos de marketing, os empresários fizeram capacitações do Sebrae, como o Up Digital, que oferece mentoria individual para ajudar os participantes a melhorarem as vendas pela internet.
Na visão da empresária, estar presente no digital faz toda a diferença. Por isso, ela pretende continuar investindo no marketing digital, como a contratação de influenciadores para ajudar na captação de clientes. “A gente percebe que quando não temos um story muito planejado, nem humanização do produto, temos queda nas vendas. Podemos perceber o quanto o digital influencia no nosso faturamento. Acredito que as mudanças no digital não devem parar”, conclui ela.
Três cursos do Sebrae para investir:
Up Digital – É um programa de aceleração digital do Sebrae, composto de três aulas ao vivo e duas mentorias que vão transformar a maneira com que você utiliza o digital nos seus negócios: seja para organizar as suas finanças e até mesmo para se posicionar nos canais digitais e conquistar novos clientes. Até o fim deste ano, o programa está com uma oportunidade limitada, sendo possível se inscrever gratuitamente no curso.
Como Criar um Site para a sua Empresa – O curso oferece instruções para a construção de um site empresarial. É dividido em oito módulos, em que você poderá testar sua aprendizagem com exercícios que o ajudarão a aplicar os conceitos abordados.
Customer Success – É um curso o que ensina o que é customer success e seus benefícios. Nele, você vai aprender a deixar o seu público feliz da vida. Além de compreender conceitualmente o que significa essa estratégia, vai entender as métricas e o cálculo do índice de saúde dos seus clientes, bem como mensurar o retorno sobre o investimento.
Fonte
Agência Sebrae