Ter sempre clientes é um desafio dos empreendedores na atualidade. Diversas são as ações possíveis para que isso ocorra e elas vão desde estratégias de marketing até o famoso boca a boca.
Além delas, ser especialista em sua área de atuação, criar um relacionamento com o cliente e gerar uma familiaridade, são estratégias que funcionam há mais de 30 anos para Paulo Zahr, presidente do Grupo OdontoCompany. O empresário, para ajudar aqueles que querem multiplicar clientes listou 5 dicas. Confira!
1- Reciprocidade
“Os clientes, muitas vezes, sentem vontade de ter reciprocidade com cada profissional que trabalha em sua unidade, desde a recepção até a pessoa que vai fazer seu atendimento. Por isso é essencial que esses colaboradores sejam cada vez mais sensíveis a respeito do tratamento e consistente naquilo que você propõe para o seu cliente. Ser mais próximo, mais íntimo, vai fazer com que essas pessoas se sintam no dever de ser recíproco com você e vai passar a indicar a sua unidade”, diz Paulo Zahr. Segundo ele, essa é uma tendência de mercado, pois quando esses pacientes sentem que você está fazendo o bem para ele, é natural que ele também faça isso por você, te retribua de alguma forma, como indicar um conhecido para usar seus serviços.
2- Autoridade
Na odontologia ou em outro segmento, ter autoridade sobre o tema e transmitir isso para o público é essencial e faz diferença na captação de novos consumidores. “É muito importante que os profissionais de sua empresa se comuniquem melhor com os clientes, mostrando a eles conhecimento e especialização no que você oferece. Quanto mais conhecimento eu mostro, mais ele entende que eu tenho domínio sobre o tema. As pessoas entram nos lugares buscando experiência e ela quer confiar que aquela pessoa vai resolver seus problemas”, explica o presidente do Grupo OdontoCompany.
3- Familiaridade
Trabalhar a insistência e a repetição também é a chave do sucesso. “Chame seu cliente pelo nome, mostre o que está acontecendo e se o seu negócio for do segmento de saúde, serviço, mostre fotos de outros casos parecidos que já foram resolvidos por você. Com isso, temos o viés da repetição. As pessoas valorizam coisas parecidas, tratamentos similares. Elas querem ver que aquilo que está sendo feito nela, já deu certo em outras 100”, afirma Zahr.
4- Prova social
O público precisa saber que o seu negócio é referência e que tem um diferencial das outras marcas. “O cliente tende a achar que se a maioria das pessoas está consumindo o produto ou serviço naquele lugar, é porque aquilo é bom. Se está cheio, se tem gente indo lá com frequência, é um sinal positivo. Imitar o comportamento dos outros é muito comum, até porque todo mundo quer fazer parte de um grupo, se sentir incluído”, explica o presidente do Grupo OdontoCompany.
5- Teoria da escassez
Independente do negócio, é preciso transmitir a urgência para seu público. “Temos que ser bem consistentes na abordagem. As pessoas precisam saber que sua empresa tem a melhor proposta para ela agora, mas não será para sempre. Hoje a proposta é especial, mas para amanhã às condições já não serão as mesmas”, disse Zahr
Através dessas estratégias, será possível ver uma multiplicação de clientes no seu negócio.
Fonte
Divulgação