Início / Notícias / Negócio Próprio / Aprenda cinco passos para construir um fluxo de caixa

Aprenda cinco passos para construir um fluxo de caixa

Sebrae dá dicas para construir uma gestão financeira eficiente da empresa

Aprenda cinco passos para construir um fluxo de caixa
Flávia Denone Publicado em 14 de Maio de 2024 às, 08h00. Atualizado em 14 de Maio de 2024 às, 11h00.

Compartilhe:   

Para apoiar os donos de pequenos negócios que estão interessados em solicitar empréstimo, o Sebrae alerta que é importante construir e ter um bom fluxo de caixa. A instituição preparou uma série de dicas relacionadas à gestão financeira que já estão disponíveis no portal do programa Crédito Consciente, recém-lançado pela instituição.

O fluxo de caixa é um processo realizado pela área financeira de uma empresa ou pelo próprio empreendedor que faz o monitoramento das entradas e saídas de dinheiro do negócio em determinado período. Uma espécie de agenda de entradas e saídas de dinheiro.

O coordenador de Orientação e Educação Financeira do Sebrae, Augusto Togni, destaca a importância de o empreendedor ter o controle do dinheiro disponível em caixa.

“A construção de um bom fluxo de caixa é imprescindível para que ele possa não somente saber da situação da sua empresa, como também se planejar melhor e tomar as decisões corretas e saudáveis, seja para os casos em que precisará de dinheiro ou para os casos em que poderá aplicar o que sobra”, explica. “Ao monitorar despesas e receitas, o empreendedor consegue ter uma visão clara da movimentação financeira, o que permite acompanhar a liquidez e o dinheiro disponível para honrar compromissos financeiros dentro dos prazos”, completa.

Como construir o fluxo de caixa?

Togni separou algumas das ações necessárias para construir uma previsão do fluxo de caixa. São elas:

Coleta de Dados: reúna todas as informações financeiras relevantes, como histórico de vendas, custos fixos e variáveis, pagamentos a fornecedores e recebimentos de clientes.

Identificação de Padrões e Tendências: analise os dados históricos para identificar padrões sazonais ou tendências de crescimento e declínio nas receitas e despesas.

Planejamento: com base nas análises anteriores, projete as vendas futuras, estimando os recebimentos e pagamentos esperados para cada período.

Projete os possíveis cenários: desenvolva diferentes cenários financeiros com base em diferentes premissas e variáveis, considerando variações nas vendas, custos e condições de mercado.

Análise e Ajustes: analise os resultados de cada cenário e faça ajustes nas projeções conforme necessário para garantir a viabilidade financeira da empresa.
Benefícios

O Sebrae destaca ainda alguns dos benefícios em construir uma previsão de fluxo de caixa para os pequenos negócios. Entre eles está o planejamento financeiro, uma melhor tomada de decisões baseadas em dados, a identificação de problemas financeiros e a possibilidade de negociar prazos e pagamentos mais favoráveis com fornecedores e credores.

Crédito Consciente

Por meio da página Crédito Consciente, do Sebrae, o empreendedor terá toda a assistência para que possa viabilizar o acesso a crédito de forma segura. Além de conceder o aval necessário para as operações de crédito junto às instituições financeiras, o Sebrae oferecerá orientações para que o proprietário de um pequeno negócio inicie a sua jornada ampliando sua consciência e segurança na obtenção de um empréstimo.

Fonte

Agência Sebrae 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?